Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abolir o uso de herbicidas na Freguesia de São Bento, Porto de Mós

Para: Junta Freguesia de São Bento, Porto de Mós

As serras de Aire e Candeeiros são o mais importante repositório das formações calcárias existente em Portugal, fazendo desta zona o maior reservatório de água doce de Portugal.

O PNSAC | Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros é classificado como Parque Natural, área protegida, desde o dia 4 de Maio de 1979, é por isso importante o contributo de todos para assegurar a sua preservação e protecção.

Existem evidências científicas que confirmam que a aplicação de herbicidas, e mais especificamente glifosato, é altamente tóxica para as pessoas (“carcinogénio para os seres humanos”), como para toda a biodiversidade (matando as plantas e os microorganismos presentes no solo).

Para controlar as plantas espontâneas existem outros meios para alem da aplicação de herbicidas : meios mecânicos, térmicos ou manuais. E muitas vezes nem sequer se justifica a eliminação de plantas espontânea, visto a sua presença ser altamente vantajosa para proteção dos solos e aumentar a biodiversidade de que tanto precisamos !!

Sendo a Junta de Freguesia de São Bento a entidade responsável pela manutenção e conservação de caminhos, arruamentos e pavimentos pedonais, é igualmente responsável pelo uso de herbicida/glifosato .

Cada vez mais autarquias resolveram ajudar a preservar a sua própria biodiversidade, aqui alguns exemplos :
- No âmbito do programa Eco-Freguesias XXI, da ABAE, a União de Freguesias de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, do concelho de Óbidos, tem promovido o abandono do uso de herbicidas        
- Lista das autarquias que aderiram a “Campanha “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas” 
https://quercus.pt/campanha-autarquias-sem-glifosato-herbicidas

Este manifesto que representa o grupo de cidadãos em anexo, vem desta forma pedir a abolição da sua utilização na freguesia de São Bento, pelos motivos acima expostos.

Com os nossos melhores cumprimentos,



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
164 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.