Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Acesso aos testes rápidos de antigénio

Para: Crianças, jovens e adultos em Portugal

Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Primeiro Ministro

Face aos recentes acontecimentos em turmas de escolas básicas da Amadora e outras do país (testagem de crianças por contacto de maior ou menor risco nas escolas) importa e preocupa referir o seguinte:
A testagem PCR pelo método tradicional de zaragatoa nasal exigido para o regresso à escola nos casos de isolamentos é um método muito invasivo , causador de dor e trauma especialmente em crianças e completamente desnecessário face a alternativas como os testes de saliva.

O teste com saliva permite detetar diretamente a presença de proteínas do vírus, preenchendo assim uma lacuna de diagnóstico rápido na fase inicial da infeção e que ocorria com os testes serológicos de Anticorpos IgG e IgM, já que este teste dispõe de uma janela de deteção similar à dos testes PCR.

Não se tratando de um procedimento invasivo na recolha de amostra está acessível a todo o tipo de população. Estudos revelam que a mutação verificada na nucleoproteína viral de SARS-CoV-2 não interfere na capacidade de diagnóstico dos testes rápidos Saliva COVID-19.
Rapidez, facilidade e a questão económica que aponta para valores 12 vezes inferior, com o teste de saliva.

Pelo exposto vem esta petição solicitar a imposição dos testes de saliva como a melhor alternativa aos demais para todas as escolas e todos os alunos do municípios de Portugal em situações de contacto de baixo risco assim como em situações várias de rastreio comunitário, sobretudo para as crianças e jovens.
Solicitamos a mesma opção para toda a pessoa que tenha dificuldades de adaptação ao teste por zaragatoa independentemente da idade.

Pela Peticionária, Associação de Pais e Encarregados de Educação Rumo ao Futuro da EB1 / JI Sacadura Cabral
Pedro Miguel Gomes Catroga, Presidente do Concelho Executivo.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
53 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.