Rua da Pega sem Carros aos Fins de Semana

Para: Câmara Municipal de Aveiro

Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

A cidade em que passámos a viver, a trabalhar e a usufruir está diferente, por força da crise sanitária que nos obrigou a parar e a recolher às nossas casas.
O regresso progressivo às ruas da cidade tem evidenciado um aumento de pessoas a praticar exercício físico, a caminhar e a andar de bicicleta como forma de compensar o tempo de confinamento e atenuar os seus efeitos na saúde física e mental.

Também as crescentes preocupações ambientais e económicas que a pandemia incrementou estão a mudar comportamentos no consumo, no trabalho, na mobilidade, na habitação e, de uma forma geral, na vida das cidades.

Este é o tempo da redescoberta da rua, do bairro, da vizinhança, do pequeno comércio à porta de casa. É o tempo da reaproximação das pessoas, da convivência e do estar na rua, na praça, no bairro.

As condições que têm vindo a ser criadas no espaço público para que as pessoas dele possam usufruir em segurança, como sejam as zonas de coexistência, o estreitamento das vias para automóveis, a criação de vias cicláveis, o alargamento de passeios, etc, impulsionam a vivência da rua, o reencontro entre as pessoas e as atividades ao ar livre.

Aveiro tem, pois, condições privilegiadas para humanizar a cidade e reaproximar os seus cidadãos, criando uma comunidade mais coesa e preparada para enfrentar os desafios futuros de recuperação dos efeitos da pandemia.

Neste sentido, ganha força a possibilidade de fecho de ruas da cidade ao trânsito automóvel durante os fins de semana, quando as pessoas fazem uma pausa nas suas rotinas de trabalho, as crianças usufruem de tempo de qualidade em família e o comércio espera o aumento de clientes. Há tempo para caminhar, correr, andar de bicicleta, ir ao mercado local ou simplesmente estar com a família e os amigos.

Um dessas ruas da cidade é, inquestionavelmente, a Rua da Pega, que se estende numa via panorâmica e de lazer.
Recentemente reabilitada, deu espaço às pessoas que a sentem como uma rua larga, luminosa e onde se pode respirar o ar puro da Ria! Mas os poucos automóveis que aí circulam ao fim de semana não permitem ainda que seja um espaço pleno de lazer e bem-estar para as pessoas, onde se possa circular e estar em total segurança.

Como é sabido, a restrição do tráfego automóvel e a prioridade dada ao modo pedonal e ao modo ciclável constituem medidas que já estão a ser implementadas na maioria das cidades europeias e em algumas cidades nacionais, como forma de combate às alterações climáticas, de travar um conjunto de doenças que foram agravadas pelo contexto pandémico e pela necessidade de repensar o nosso modo de vida nos centros urbanos.

Por estas razões, vêm os cidadãos subscritores desta petição, REQUERER O FECHO DA RUA DA PEGA AO TRÂNSITO AUTOMÓVEL DURANTE OS FINS DE SEMANA, por forma a que todos os cidadãos possam usufruir de um espaço privilegiado de contacto com o ambiente natural da Ria, em total segurança e liberdade, impulsionando as deslocações na cidade a pé e de bicicleta, conseguindo a reaproximação social com as devidas distâncias de segurança e criando na população um sentimento de pertença à comunidade.

Assinam e subscrevem os cidadãos abaixo-assinados,

Esta petição foi criada em 02 abril 2021