Vacinação das pessoas pertencentes a grupos de risco que já foram infetadas
Para: Ministério da Saúde, Direção Geral da Saúde
O objetivo desta petição é o de promover, como prioridade máxima, a vacinação de todos os cidadãos pertencentes aos grupos de risco definidos, independentemente de terem sido infetados com Covid-19.
De acordo com os resultados de um estudo recente por parte do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, Portugal e Islândia são os únicos países que ainda não se encontram a incluir cidadãos já infetados nas respetivas campanhas de vacinação.
Embora a DGS afirme que todos os cidadãos que já tiveram a doença irão ser vacinados, não específica em que fase irá a vacinação ocorrer para os grupos de risco.
É importante relembrar dois pontos:
- Os grupos de risco são aqueles em que a probabilidade de morte ou de desenvolvimento de sintomas graves é inequivocamente superior.
- O risco de reinfeção é real, apesar da proteção derivada da produção de anticorpos.
Em particular, cidadãos pertencentes a grupos de risco que testaram positivo, mas que tiveram apenas sintomas ligeiros, ou mesmo assintomáticos, e que por essa via poderão ter desenvolvido um nível de anticorpos bastante baixo, estão a ser relegados para fases de vacinação mais tardias.
Temos de evitar que estes cidadãos, pertencentes a grupos de risco, sejam equiparados à população mais jovem e saudável, no âmbito do combate à pandemia, reduzindo assim o impacto negativo e permitindo o desconfinamento mais rápido e sustentável.