Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Fim do Racismo na Televisão Portuguesa

Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo. Senhor Primeiro-Ministro, Exmo. Senhor Presidente da República, Conselho Regulador da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Serve a presente petição para denunciar mais um caso de racismo no audiovisual português e para apelar a que se adoptem medidas corajosas tendentes à resolução desse problema que insiste em colocar nas margens da sociedade portuguesa a sua população de etnia negra.

O audiovisual é a janela através da qual a sociedade se revê a si própria e é triste e cúmplicemente criminoso que os produtos audiovisuais persistam em ostentar um privilégio da comunidade de etnia branca sobre a comunidade de etnia negra, invisibilizando esta última ou relegando-a para papéis subalternos e de humanidade diminuída.

Esse tipo de praticas impacta a maneira como os cidadãos portugueses de etnia negra são vistos e percebidos pelo resto da sociedade portuguesa e tem influência no modo como tais cidadãos são tratados.

Os repetidos casos de assassinatos de cidadãos negros às mãos de cidadãos brancos, o último deles o do ator Bruno Candé, são disso um exemplo. Tais práticas de invisibilização ou subalternizarão da comunidade negra portuguesa não são compatíveis com uma sociedade civilizada, e com o estado democrático e de direito e devem ser terminadas de imediato.

O mais recente exemplo são os Troféus Impala de Televisão 2021 nos quais, das 75 nomeações individuais, 1 é de um profissional de etnia negra, o jornalista Cláudio França.

Isto é consequência de práticas reiteradas no audiovisual português que privilegiam cidadãos brancos em detrimento de cidadãos negros e configura uma situação de racismo institucional e estrutural.

Isto tem que acabar. E se V. Exas. não põem fim a essas práticas estão a ser cúmplices por omissão nelas, dado que é a V. Exas. que cumpre assegurar que os princípios da igualdade e da equidade social e a garantia de parâmetros de justiça na sociedade portuguesa sejam aplicados.

Que o fim do racismo em Portugal seja uma prioridade das instituições que V. Exas. encabeçam e que supostamente representam a todos nós, cidadãos, independentemente das nossas etnias.

Por um Portugal mais justo!





Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
45 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.