Criação de estacionamento para bicicletas Escola Básica da Praia, Leça Palmeira

Para: Assoc. Pais e EE JI EB1 / Junta Freguesia Leça Palmeira

Enquanto Pais / Enc. Educação de alunos da Escola Básica da Praia (JI + EB1) pertencente ao Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto Oliveira, em Leça da Palmeira que utilizam / estão interessados em utilizar a bicicleta como meio de deslocação no percurso casa – escola - casa, vimos requerer a instalação de estacionamento para bicicletas nos arredores da mesma.

Ao instalar este tipo de estacionamento, estaremos a promover e facilitar a deslocação em bicicleta nos percursos diários, indo ao encontro de uma das estratégias apontadas pela Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa 2020 -2030:
"6.1.6. Massificar a instalação de estacionamentos de bicicleta.Disponibilizar-se-á estacionamento adequado para bicicletas em todos os destinos relevantes (seguros, bem localizados e nas quantidades necessárias)"

A promoção da mobilidade ativa desde a idade pré-escolar, além de uma medida ambientalmente mais sustentável, irá combater a inatividade física e a obesidade, dois dos maiores problemas que vivemos atualmente, assim como permite a generalização desde meio de transporte para o seu futuro.

Além do mais, a instalação de estacionamentos irá permitir que, aqueles que utilizam atualmente a bicicleta como meio de deslocação, não sejam obrigados a deixar a bicicleta parqueada nos arredores da escola, nomeadamente em cima do passeio ou em postes de iluminação das imediações, garantindo assim o bem-estar de terceiros e preservando as boas condições dos bens públicos.

Esta petição foi criada em 22 março 2021