Petição para construção de parque infantil e revitalização de Vale Flores de Baixo

Para: Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Almada; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada; Exmo. Sr. Presidente da União de Juntas de Freguesia do Laranjeiro e Feijó

Somos um grupo de moradores que habitam em Vale Flores de baixo, na freguesia do Feijó.

Damos valor ao espaço democrático inerente ao funcionamento do Poder Local, génese da Democracia Participativa, e tomamos, por isso, esta iniciativa na perspetiva de aumentar o envolvimento das pessoas na definição do espaço comum.

Nesta zona habitacional vem-se assistindo ao crescendo da população jovem e, consequentemente, também de uma nova geração de cidadãos, crianças que já são e, cada vez mais, serão a força deste espaço e a garantia de um futuro feito de partilha.

Vivemos uma época conturbada e, também por isso, julgamos ser ainda maior a necessidade de, logo que possível, voltar a juntar as pessoas; em particular as crianças que já muito perderam e podem e devem recuperar - no que às vivências sociais e experiências de partilha diz respeito - o seu tempo para crescer, para crescerem juntos.

Temos como ponto de partida a vontade de devolver ao “espaço rua” a força de congregar e juntar as pessoas mas, muito especialmente, as crianças.

A implementação de medidas como a criação de um parque infantil, um espaço para algumas práticas desportivas e a valorização dos espaços verdes de uma forma combinada e sustentada, traduz-se numa requalificação urbana considerável para toda esta zona e terá um impacto na vida de todos os que aqui habitam, podendo vir a ser exemplo para outras zonas habitacionais do concelho de Almada.

Veja-se o exemplo do bairro em Cacilhas que rodeia a Rua António Nobre, onde um parque infantil despoletou a vontade de muitas pessoas descerem à rua e contribuir, partilhar, unir e fazer crescer.
O insuficiente espaço de estacionamento é, neste momento, também uma preocupação dos moradores deste bairro. Sentimos que criação de um ou mais espaços dedicados ao estacionamento automóvel ajudaria a libertar algumas áreas, devolvendo-as às pessoas.

Consideramos que é necessário criar um sentimento de pertença e partilha do espaço público comum e esperamos com esta iniciativa contribuir para a aproximação recíproca entre as instituições da nossa autarquia, juntas de freguesia, Câmara Municipal e as suas pessoas (munícipes).

Aqui deixamos as sugestões que gostaríamos de ver consideradas e que respondem diretamente às opções estratégicas da Câmara Municipal de Almada no que respeita aos objetivos traçados para as áreas de "Ambiente, Espaço Público, Espaços Verdes, Energia, Clima e sustentabilidade', entre outros:

Zona 1) – Criação de uma zona lúdica que inclui a construção de um Parque Infantil e Ringue Desportivo localizado nas traseiras da Rua Mário Martins.

Zona 2) – Otimizar o espaço para criar um Parque de Estacionamento público com lugares marcados e devidamente iluminado na Rua de Vale Flores. Espaço este que visa colmatar as necessidades urgentes e existentes no que respeita às condições de estacionamento dos moradores.

Zona 3) – Reconversão em espinha do estacionamento automóvel na Rua Amândio César.

Zona 4) – Criação de um Parque Canídeo, dotado de bebedouros, dispensadores de sacos para recolha de dejetos caninos e aparelhos destinados ao lazer e treino de disciplina, sendo este recinto localizado na Rua Amândio César.

Zona 5) – Criação de um Parque Urbano e Parque Fitness - Ginásio ao Ar Livre, na Rua de Vale Flores.

NOTA: Após encontro informal com representantes da União de Juntas de Freguesia do Laranjeiro e Feijó, os espaços sugeridos foram atualizados por uma questão de exequibilidade.