Petição para construção de parque infantil e revitalização de Vale Flores de Baixo

Para: Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Almada; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada; Exmo. Sr. Presidente da União de Juntas de Freguesia do Laranjeiro e Feijó

:::::::::: COMUNICAÇÃO ::::::::::

Estimados moradores de Vale Flores de baixo;
Agradecemos a todos o apoio, colaboração e adesão a esta iniciativa que culminará com a entrega da petição documento nos serviços da Câmara Municipal de Almada.
Face às diferentes opiniões e comentários que pudemos registar a respeito de cada zona sugerida, optámos por retirar as nossas sugestões omitindo todas as referências visuais e escritas dos locais. Sendo que, em última análise, serão sempre os órgãos municipais a fazer o estudo, a deliberação técnica e urbanística, julgamos assim responder melhor a todas a opiniões existentes.
O documento atualizado encontra-se disponível no link da petição.

Mais uma vez muito obrigado a todos!
Juntos tornaremos o nosso bairro melhor!

___________________________________________________________________________________

CONTUDO, A PETIÇÃO CONTINUARÁ DISPONÍVEL PARA ASSINAR A TODOS OS INTERESSADOS.

:::::::::: A PETIÇÃO APRESENTADA ::::::::::

Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Almada
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Almada
Exmo. Sr. Presidente da União de Juntas de Freguesia do Laranjeiro e Feijó

Somos um grupo de moradores que habitam em Vale Flores de baixo.
Damos valor ao espaço democrático inerente ao funcionamento do Poder Local, génese da Democracia Participativa, e tomamos, por isso, esta iniciativa na perspetiva de aumentar o envolvimento das pessoas na definição do espaço comum.
Nesta zona habitacional vem-se assistindo ao crescendo da população jovem e, consequentemente, também de uma nova geração de cidadãos, crianças que já são e, cada vez mais, serão a força deste espaço e a garantia de um futuro feito de partilha.
Vivemos uma época conturbada e, também por isso, julgamos ser ainda maior a necessidade de, logo que possível, voltar a juntar as pessoas; em particular as crianças que já muito perderam e podem e devem recuperar - no que às vivências sociais e experiências de partilha diz respeito - o seu tempo para crescer, para crescerem juntos.
Temos como ponto de partida a vontade de devolver ao “espaço rua” a força de congregar e juntar as pessoas mas, muito especialmente, as crianças.
A implementação de medidas como a criação de um parque infantil, um espaço para algumas práticas desportivas e a valorização dos espaços verdes de uma forma combinada e sustentada, traduz-se numa requalificação urbana considerável para toda esta zona e terá um impacto na vida de todos os que aqui habitam, podendo vir a ser exemplo para outras zonas habitacionais do concelho de Almada.
Veja-se o exemplo do bairro em Cacilhas que rodeia a Rua António Nobre, onde um parque infantil despoletou a vontade de muitas pessoas descerem à rua e contribuir, partilhar, unir e fazer crescer.
O insuficiente espaço de estacionamento é, neste momento, também uma preocupação dos moradores deste bairro. Sentimos que criação de um ou mais espaços dedicados ao estacionamento automóvel ajudaria a libertar algumas áreas, devolvendo-as às pessoas.
Consideramos que é necessário criar um sentimento de pertença e partilha do espaço público comum e esperamos com esta iniciativa contribuir para a aproximação recíproca entre as instituições da nossa autarquia, juntas de freguesia, Câmara Municipal e as suas pessoas (munícipes).
Aqui deixamos as sugestões que gostaríamos de ver consideradas e que respondem diretamente às opções estratégicas da Câmara Municipal de Almada no que respeita aos objetivos traçados para as áreas de "Ambiente, Espaço Público, Espaços Verdes, Energia, Clima e sustentabilidade', entre outros:

1) – Criação de uma zona lúdica que inclui a construção de um Parque Infantil e Ringue Desportivo.

2) – Criação de um Parque de Estacionamento público com lugares marcados e devidamente iluminado. Este espaço visa colmatar as necessidades urgentes e existentes no que respeita às condições de estacionamento dos moradores.

3) – Reconversão em espinha do estacionamento automóvel na Rua Amândio César.

4) – Criação de um Parque Canídeo, dotado de bebedouros, dispensadores de sacos para recolha de dejetos caninos e aparelhos destinados ao lazer e treino de disciplina.

5) – Criação de um Parque Urbano e Parque Fitness - Ginásio ao Ar Livre

Julgando que estas poderão ser as primeiras sementes lançadas à terra num espaço onde todos poderemos crescer juntos, deixamos para V/ apreciação o estudo e planeamento das áreas de aplicação das infraestruturas acima referidas e a sua exequibilidade.

Na expectativa de que serão sensíveis à situação aqui apresentada, solicitamos o agendamento de uma reunião com V. Exas. para que possamos iniciar discussão sobre os primeiros passos para transformação deste espaço, que é de todos.

Esta petição foi criada em 20 março 2021