Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra o congelamento da média interna

Para: Presidente da Assembleia da República; Direção-Geral da Educação; Direção-Geral do Ensino Superior.

Excelentíssimos senhores,

Como alunos pedimos a vossa carecida atenção.

Desde março de 2020, temos todos sentido o peso da pandemia em que vivemos, e as consequências que esta tem acarretado. Como comunidade estudantil, vemos que, algumas das decisões tomadas, nomeadamente as hoje publicadas no Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março, possam ter sido injustas para muitos. Entendemos ainda que sejam decisões difíceis, e que devam ser tomadas no menor período de tempo possível, no entanto, é da maior importância garantir o futuro de todos os alunos.

A melhoria da classificação final da disciplina através de exame nacional configura, para os alunos do Ensino Secundário e para aqueles que já o concluíram, a única opção viável de melhoria da classificação interna final, de forma a que estes consigam ingressar no curso superior almejado.
Assim, a reiterada decisão de os alunos poderem fazer os exames nacionais apenas como provas de ingresso representa uma desvalorização do trabalho, do dinheiro e dos recursos dos alunos. Urge alterar esta medida, de forma a trazer aos alunos uma oportunidade a quem têm direito.

Como tal, é proposto que a possibilidade de realizar melhorias para a classificação final da disciplina com destino aos alunos autopropostos seja permitida, a fim de estes poderem atingir os seus objetivos e os seus sonhos, e ver os seus sacrifícios recompensados. Na mesma medida, por uma questão de equidade, é ainda proposto para os alunos dos 11.º ano e 12.º ano, cujos exames dos seus respetivos anos tenham um aproveitamento superior à sua classificação interna final da disciplina, que estes vejam contabilizados o exame nacional nos 30% da sua classificação final da disciplina, de modo a que estes não saiam prejudicados. É importante referir que esta última proposta é opcional, salvaguardando a medida da não obrigatoriedade da realização de exames nacionais já tomada, e limitada a duas disciplinas, seguindo os moldes definidos na legislação com as devidas adaptações.

Finalmente, com o intuito de permitir aos alunos a possibilidade de melhorar as suas classificações finais às disciplinas, pedimos a Vossas Excelências uma modificação dos moldes de avaliação que vigoraram no ano passado para o presente ano letivo, tendo em consideração as propostas apresentadas.

De Pedro Nunes e em nome de todos os signatários.
  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em quinta-feira, 15 de Abril de 2021

    A petição cumpriu o seu propósito.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
954 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.