Parar com o corte de árvores na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em Algés e pedido replantação

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Largo Marquês de Pombal, 2784-501, Oeiras [email protected]

Tendo visto, com profundo desagrado, o recente abate de três árvores na Av. Combatentes da Grande Guerra em Algés, no troço que está atualmente em obras (entre Rua Dr. Granjo e a Rua Latino Coelho), vimos solicitar a plantação de novas árvores no mesmo local e que novos exemplares sejam plantados a fim de recriar o alinhamento arbóreo da Avenida.

Não se entende a razão da decisão do abate. O projeto de redefinição dos passeios não o previa. As árvores abatidas não tinham qualquer tipo de razão fitossanitária para serem abatidas, nem as suas dimensões ou qualidade da espécie eram incompatíveis com o uso urbano. A sua localização não era obstáculo no passeio, nem se encontravam em posição que dificultassem a obra ou a passagem dos peões.

Como cidadãos, esperamos, no futuro, ser informados deste tipo de decisões que interferem diretamente com a nossa qualidade de vida e bem-estar dentro do espaço urbano.

Exigimos que nem mais uma árvore seja cortada na Avenida e que às que restam sejam feitas caldeiras apropriadas que permitam a sua sobrevivência.

Para além do que acima foi dito, lembramos que as árvores em espaço urbano desempenham as seguintes funções:

Protegem-nos da exposição aos raios solares, oferecendo-nos a sua sombra;
No verão contribuem para diminuir as elevadas temperaturas;
Tornam o ambiente mais agradável e mais respirável ao aumentarem o nível de humidade no ar;
Servem-nos de abrigo em dias ventosos e com chuva;
Tornam as cidades mais bonitas, valorizando o património envolvente.
Além de promoverem uma melhor qualidade de vida, as árvores são fulcrais para a defesa do meio ambiente, porque:

Ao absorverem dióxido de carbono, libertando oxigénio, as árvores contribuem para diminuir o efeito de estufa, um dos maiores problemas ambientais que enfrentamos;
Contribuem para fixar elementos poluentes e poeiras em suspensão nas folhagens, diminuindo os níveis de poluição do ar das cidades;
Permitem a redução do ruído, diminuindo o impacto da poluição sonora própria dos meios urbanos;
Favorecem a biodiversidade em zonas urbanas, servindo de alimento e abrigo às mais diversas espécies;
Ajudam a reduzir o risco de inundações ao promoverem a infiltração das águas pluviais.

Esta petição foi criada em 01 Março 2021