Alternativa à Ponte da Lagoncinha

Para: Junta de Freguesia de Lousado, Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, Agência Portuguesa do Ambiente, Infraestruturas de Portugal

A Ponte da Lagoncinha em Lousado é um monumento nacional da era do românico que atravessa o rio Ave numa extensão de 120 metros. Localizada na fronteira entre V. N. de Famalicão, Trofa e Santo Tirso é cruzada diariamente por uma enorme quantidade de automóveis tratando-se de um ponto importante de comunicação entre os diversos concelhos, fazendo inclusive parte da rota de Santiago. Deste trânsito excessivo advêm os seguintes problemas:
1. Falta de segurança para quem atravessa a ponte a pé – com menos de 3 metros de largura não existe espaço para o atravessamento seguro de um veículo e peão em simultâneo colocando este último em risco de colisão com os automóveis;
2. Degradação constante do piso da ponte devido ao trânsito excessivo automóvel numa estrutura histórica que foi concebida séculos antes da existência de veículos motorizados;
3. Tratando-se de uma via de um só sentido regulada por um semáforo, a circulação na ponte é bastante lenta gerando enormes filas de trânsito nas ruas envolventes.

Em Agosto de 2018 o presidente da câmara de V. N. de Famalicão, Paulo Cunha, visitou o local, juntamente com o presidente da junta de freguesia de Lousado, Jorge Ferreira, manifestando interesse na requalificação do meio envolvente, salientando a necessidade da adaptação da ponte para uso exclusivamente pedonal. Contudo até à data este processo continua por avançar, encontrando-se o projeto também dependente da Agência Portuguesa do Ambiente e das Infraestruturas de Portugal.

Deste modo, os cidadãos subscritores desta petição apelam à urgência do início deste processo, exigindo às entidades aqui referidas que tomem as diligências necessárias para:
1. A proibição do trânsito automóvel na ponte, permitindo apenas o atravessamento a peões e ciclistas;
2. A construção de uma nova ponte sobre o rio Ave adequada ao trânsito automóvel, pedonal e ciclável que ligue convenientemente os concelhos de Santo Tirso e V. N. Famalicão, garantindo uma alternativa válida à ponte atual.

Petição criada por:
Afonso João Borges Cabral Cerejeira da Silva

-------------------------------------

No dia 15 de Março deste ano foi enviada por escrito uma carta aberta dirigida ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão com o intuito de dar a conhecer esta mesma petição e de sensibilizar as autoridades responsáveis para este problema. O conteúdo da carta encontra-se aqui exposto na íntegra:

Gabinete do Presidente
Município de Vila Nova de Famalicão
Praça Álvaro Marques
4764-502 Vila Nova de Famalicão
**Assunto:** Pedonalização da Ponte da Lagoncinha e estudo de alternativas
**C.c.** Presidente da Junta de Freguesia de Lousado

Exmo. Senhor Dr. Paulo Cunha,
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

O meu nome é Afonso Cerejeira da Silva e sou morador da freguesia de Lousado. Tal como muitos outros munícipes, até ao início do confinamento atravessava diariamente a Ponte da Lagoncinha a pé para me dirigir à estação ferroviária. A estreiteza da ponte (cerca de 3 metros de largura) faz com que a travessia simultânea de um automóvel e de um peão seja problemática, colocando este último em perigo. O espaço é tão limitado que para que este cruzamento ocorra sem nenhuma colisão é necessário que o peão pare por completo e se encoste o máximo possível à borda da ponte. Mesmo assim, devido à velocidade excessiva e falta de destreza de alguns condutores, é relativamente fácil que o retrovisor de um automóvel bata no corpo de um peão. Quando ocorre o atravessamento de veículos mais largos (tratores, máquinas agrícolas, reboques) o pouco espaço que existe para o peão desaparece por completo, obrigando-o a parar o trânsito e a circular no meio da faixa como se de um veículo se tratasse. Trata-se deu uma situação de elevado perigo rodoviário que impossibilita a circulação de pessoas de mobilidade reduzida entre as quais idosos e deficientes motores. Peões que transportem algum objeto de maior dimensão, como por exemplo um carrinho de bebé, um cão pela trela ou um carrinho de mão, vêm também impossibilitada a hipótese de atravessar a ponte em segurança. Tenho também conhecimento de jovens que se vêem obrigados a tirar a mochila das costas e a encostá-la à borda da ponte de tão estreita que esta é.

É com vista a procurar uma solução para este problema que lhe escrevo esta carta aberta, vindo por este meio propor ao Município de Vila Nova de Famalicão as seguintes soluções:

1. *Pedonalização da Ponte da Lagoncinha* -- é necessário remover todo o tipo de trânsito automóvel da ponte não só pelos motivos de segurança expostos anteriormente, mas também para a preservação da mesma. Um automóvel provoca vezes mais desgaste no piso do que um peão ou uma bicicleta[^1] pelo que não é expectável que uma estrutura concebida séculos antes da introdução dos veículos a motor continue a suportar tamanhos níveis de trânsito. A pedonalização da ponte contribuirá também para a valorização do património natural e histórico do meio envolvente, afetando positivamente a qualidade de vida dos munícipes. Por último, trata-se também de uma questão de justiça e democratização do espaço público pois antes da introdução do automóvel, a ponte foi durante séculos atravessada exclusivamente por peões que agora vêem a sua segurança colocada em risco em detrimento da conveniência dada ao automóvel.

2. *Construção de uma ponte alternativa sobre o rio Ave* -- apesar de só possuir um sentido de circulação controlado por dois semáforos e de o piso não ser o melhor para o trânsito automóvel, a ponte é mesmo assim atravessada diariamente por um elevado número de veículos. Isto prova que a ponte está localizada num local estratégico de elevada procura, integrando os trajetos diários de muitas pessoas que procuram um meio de evitar o trânsito excessivo da estrada N14 (Trofa -- Famalicão) ou da N204 (Santo Tirso -- Famalicão). Deste modo, é necessário estudar e analisar locais próximos da Ponte da Lagoncinha onde fosse possível a construção de uma nova alternativa para que, aquando a pedonalização da ponte, os percursos atuais dos automóveis não fossem severamente afetados. A construção de uma nova ponte seria um projeto de interesse intermunicipal pelo que faria sentido um desenvolvimento e financiamento conjunto dos 3 municípios (Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão). Por último, e de forma a preparar um futuro de mobilidade mais suave, é importante que a nova ponte, para além de permitir o trânsito automóvel nos dois sentidos, permita o atravessamento seguro de peões e bicicletas, devendo assim ser constituída por passeios e ciclovias de ambos os lados da faixa de rodagem.

No dia 27 de Fevereiro deste ano lancei uma petição pública online com o intuito de sensibilizar a população para este problema e de utilizar os meios democráticos existentes para o resolver. Contando já com mais de 150 assinaturas, esta petição (que envio juntamente com esta carta) foi inclusive divulgada por alguns meios de comunicação locais (Famatv, Opinião Pública e Cidade Hoje) o que demonstra a existência de vontade popular de pedonalizar a Ponte da Lagoncinha e de estudar alternativas ao seu trajeto. Publicarei também esta carta na página *web* da petição pública de forma a garantir a transparência para com todos os assinantes da petição.

Encontrando-se as eleições autárquicas agendadas para o final deste ano, a confirmação do início deste projeto seria uma prova de confiança e plenitude democrática por parte da autarquia. O problema aqui exposto já é conhecido há décadas e a população concorda unanimemente na
necessidade de uma solução.

Após a exposição detalhada deste problema, fico então a aguardar a sua resposta, agradecendo desde já a atenção dispensada e informando que me encontro disponível para colaborar com a autarquia na procura de soluções e na concretização deste projeto.

Com os melhores cumprimentos,

Afonso Silva

[^1]: Colville-Andersen, Mikael. Copenhagenize: the definitive guide to global bicycle urbanism. Island Press, 2018.
  1. Actualização #5 Reportagem no Porto Canal 01/04/2021

Criado em sexta-feira, 2 de Abril de 2021

O Porto Canal transmitiu uma notícia sobre esta mesma petição no dia 01 de Abrild e 2021. Podem consultá-la aqui: https://portocanal.sapo.pt/noticia/259423

2. Actualização #4 Publicação no Jornal de Notícias 25/03/2021 p.~25