Petição para a implementação de Educação Social nas Escolas

Para: Ao Primeiro-Ministro, ao Ministro da Educação e ao Presidente da República

Como é possível verificar através dos meios de comunicação e não só, o número de casos de violação dos direitos humanos e desrespeito pelos direitos e liberdades dos mesmos é muito grande.

Casos como violações, relações abusivas, casos de violência doméstica, ódio gratuito nas redes socias, discriminação pela orientação sexual, exclusão social, bullying e inúmeros problemas socias devem ser combatidos através da educação social nas escolas.

Isto é, conscientes que a educação é a melhor ferramenta para que seja incutida uma boa conduta, valores, empatia e respeito ao próximo, esta deve ser cultivada nas escolas através de uma disciplina própria que tenha como objetivo combater estes acontecimentos nas gerações futuras.

Por conseguinte, uma vez que a educação deve ser continua e não esporádica, propomos a criação de uma disciplina de educação social (lecionada por técnicos especializados nesta área tal como técnicos de educação social) em que as crianças e jovens sejam abordados com estes temas e sejam dinamizadas atividades, debates entre outros métodos adaptados às idades dos mesmos.

Apesar de existirem algumas sessões sobre alguns temas tal como a educação para a sexualidade, esta acontece esporadicamente, o que acaba por não ter tanto impacto.
Além disso existem muitos outros temas que devem ser abordados, como por exemplo o consumo de substâncias ilícitas e licitas, a empatia, a exclusão, saúde mental, e muitos mais temas que semanalmente presentes na formação das crianças e jovens iria ter um grande impacto na sua educação e formação. Desta forma, contribuiria para uma prevenção mais eficaz de situações que podem ser evitadas.

Tal como é importante a educação em crianças e jovens por profissionais a nível das áreas das línguas, ciências, artes entre outras, a educação social também é importante e deve ser implementada nas escolas e ser lecionada por profissionais da área.

Além da educação transmitida pelos pais ou cuidadores das crianças e jovens, que de facto não é igual para todos, a educação em grupo é fundamental para que as crianças e jovens que não têm acesso aos melhores exemplos em casa, o tenham na escola.

Nem todas as crianças e jovens têm os melhores exemplos a nível de educação, por isso apelo a que as escolas defendam a educação, a educação social para que consigamos combater e prevenir os crimes desumanos que vemos diariamente.
É muito importante que haja uma intervenção direta no sentido de prevenir situações desumanas.

Esta petição foi criada em 27 fevereiro 2021