"15 minutos à Belenenses" - A História apenas ao Clube pertence

Para: Sócios e simpatizantes do Belenenses e adeptos de futebol

O Clube de Futebol “Os Belenenses” foi fundado em 1919. Temos uma História única e títulos de que tanto nos orgulhamos (1 Campeonato Nacional, 3 Taças de Portugal e 3 Campeonatos de Portugal). Existe todo um Amor em torno deste clube que não se explica por palavras, embora por vezes se tente: “Não é Belenenses quem quer, é Belenenses quem pode.” (Raul Solnado). Todos os que pertencem a um clube, seja ele qual for e que sintam tal carinho, sabem do que falamos.

Diretos ao assunto. Temos como objetivo com esta petição e angariação de assinaturas apenas uma coisa tão simples e singela. Que o Clube de Futebol “Os Belenenses” seja único e exclusivo detentor do nome “Belenenses”, dos símbolos característicos deste Clube (Cruz de Cristo e respetivo Emblema) e de todos os Hinos que sempre ecoaram no Estádio do Restelo. Que seja única e exclusivamente este Clube de Futebol “Os Belenenses” a poder usá-los e a ser identificado pelos mesmos.

Existe toda uma polémica que envolve o Clube e uma SAD. Não queremos que tomem partidos nem tão pouco criticar decisões de tribunais que um dia são uma coisa e que outro dia são outra. Não, não queremos isso. Queremos que a nossa História, Nomes, Símbolos e Hinos fiquem no nosso Clube. Na nossa Casa. Mais ninguém pode ou deveria poder ficar a usufruir com isso. Entre Clube, SAD e Tribunais serão tomadas decisões mas nada nos impede de mostrar as nossas vontades e exigências.

Todos nós já testemunhámos o que estas SAD´s fazem desportivamente a tantos clubes, tanto em Portugal, como em toda a Europa. Basta um pouco de pesquisa. Todos temos responsabilidades e temos de assumi-las. Mas não podemos ficar em silêncio. Uma Sociedade Anónima não pode ficar a usufruir de 100 anos de História.

Pepe envergou a nossa camisola e dignificou-a eternamente, tal como Matateu, Vicente, José António e tantos e tantos outros. Não foi uma qualquer Sociedade Anónima. Existem nomes com Orgulho.

O Belenenses foi durante muitos anos o Clube que mais incluía jogadores na Seleção Portuguesa de Futebol. Não foi uma qualquer Sociedade Anónima.

Durante 100 anos o Clube de Futebol “Os Belenenses” formou milhares de jogadores. Campeões. Não foi uma qualquer Sociedade Anónima.

Pedro Barroso escreveu e cantou um dos nossos Hinos e afirmou que seria nosso e só nosso. Amália Rodrigues, adepta Belenense. Carlos do Carmo, fervoroso sócio. Ayrton Senna, sim, foi nosso. Não falamos de Sociedades Anónimas. Falamos de nomes e de História. Algo tão nosso.

Fomos Campeões, vencemos Taças, vencemos campeonatos. Fomos a Estádios cheios, a Estádios vazios. Vivemos o que qualquer adepto vive. Chorámos, rimos, gritámos, insultámos, aplaudimos, vibrámos. Já ficámos motivados e desmotivados, já sonhámos e continuamos a sonhar. Já nos questionámos, já brigámos. Já tivemos para desistir. Mas não, estamos cá. Não conseguimos perder este laço que nos une a um Clube que é grande demais em Portugal.

Estamos a trilhar o nosso destino e queremos continuar. Foi a nossa vontade e estamos cá para o que for preciso. Desde o escalão mais baixo até ao nosso lugar. Leve o tempo que levar. Mas também queremos ser os únicos, com dignidade e respeito, a usar o nome “Belenenses”, a usar a Cruz, que ao peito impõe respeito e a cantar os hinos que com tanto amor foram escritos apenas para nós. Os outros que façam o seu caminho e que façam a sua história.

Esta petição foi criada em 25 Fevereiro 2021
1.272 Pessoas