Pela Retoma das Aulas de Karate e Exercício Físico Orientado

Para: Exm.º Sr. Presidente da Assembleia da República

São já vários os meses em que os treinadores de desporto e profissionais do exercício físico estão impedidos de exercer a sua profissão. De acordo com vários estudos a inatividade física é um fator de risco modificável para as doenças cardiovasculares e para uma variedade crescente de outras doenças crónicas, incluindo diabetes mellitus, cancro (cólon e mama), obesidade, hipertensão, doenças ósseas e articulares (osteoporose e osteoartrite), e depressão – esta é uma doença, que devido ao confinamento tem vindo a agravar-se.

As pessoas passam cada vez mais tempo em comportamento sedentário, algo que já estava em crescendo antes da pandemia da Covid-19, e que veio agora a acentuar-se. No momento em que a inatividade física está a ser cada vez mais reconhecida como um grande problema de saúde global, como é referido pela Organização Mundial de Saúde, que estima que até cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas, a nível mundial, com um aumento do exercício e atividade física, é por isso urgente, para o bem-estar da população, que a prática do exercício físico orientada seja dentro do mais breve possível retomada.

Os profissionais de exercício físico assumem hoje, um papel fundamental para contribuir de forma significativa para minimizar os problemas de saúde física e psicológica que resultam e ocorrerão devido ao confinamento. As nossas crianças estão a ser privadas de ser crianças e de realizar o nível de atividade física diária recomendada, para que possam ter um desenvolvimento adequado e que lhes permita ter um futuro com um estilo de vida ativo e saudável.

O karate tem uma filosofia voltada para o desenvolvimento pessoal e para a manutenção de um estilo de vida saudável. Nas crianças promove a disciplina, melhora a concentração e promove a literacia motora. Contribui para melhorar a autoestima, trabalha o corpo todo, ajuda a emagrecer e estimula a respiração e a capacidade cardiovascular. Para além disso, como outras atividades desportivas permite treinar com distância de segurança, individualmente e sem qualquer contato físico. Isto sem perder a sua essência, pois é algo que se faz há largos anos.

Queremos um futuro melhor para os nossos cidadãos em especial para as nossas crianças, que estão fechadas e privadas de fazer aquilo que é mais comum na infância: atividade física. Mexer, correr, pular, trepar é uma necessidade biológica que permite ter um desenvolvimento adequado.

Vamos todos juntos abraçar esta causa.

Pela nossa saúde e pela saúde dos nossos filhos e netos.

Esta petição foi criada em 22 fevereiro 2021