Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reposição Logótipo ISEG

Para: Presidência do ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa

Mensagem à Presidência do ISEG:


Exmos. Senhores Professores,

Vimos por este meio solicitar a reposição do anterior logótipo do ISEG.

Acreditamos que o novo logótipo não simboliza o passado histórico desta Instituição centenária.

Sabemos que tem havido um enorme trabalho de modernização do ISEG nesta nova Presidência e reconhecemo-lo com gratidão. No entanto, consideramos que há elementos estruturais que definem uma Instituição na ligação entre o seu passado, o presente e perpetuando-se no futuro.

O símbolo do ISEG é o seu elemento distintivo e agregador.

Cordialmente,
Os subscritores


Mensagem aos Alunos e Alumni do ISEG:


«Prezados colegas ISEGuianos,

Foi com consternação que denotei a mudança do logótipo do ISEG aquando deste centésimo décimo aniversário.

A minha história no ISEG foi como a de tantos outros. Não escolhi o ISEG e, de certo modo, vim aqui parar num daqueles acasos da vida e hoje sei que não trocaria esta instituição por nenhuma outra. Na altura pensei, “Já alguns familiares meus cá estudaram…e agora sou eu” e por isso não deixou de ser curioso a minha estadia por esta casa, significava também um prolongamento da história e fez-me sentir um pouco parte dela.

Vesti a camisola do ISEG, com o emblema de escudo que denotava a esfera histórica do ISEG. Talvez sinal do bastião do pensamento plural que sempre foi.

Lembro-me de coisas simples que me marcaram. Olhar para o Quadro de Honra e ver nomes de figuras de relevo nacional que deixaram a sua marca indelével no país. Figuras estas que ora apreciávamos, ora criticávamos e que até entre as quais almejávamos integrar-nos.

Vejo o ISEG como vejo o meu clube Sporting e se calhar um sonho de qualquer jogador jovem é vestir a camisola com o mesmo emblema que o Peyroteo ou mais recentemente o Cristiano Ronaldo. Da mesma forma, um jovem das áreas MAEG/Gestão/Económicas/Finanças terá também os seus ídolos, de ideologias diversas e ramos de atividade diversos. Nada melhor que usar o mesmo emblema que os nossos ídolos, estarei errado?

Por último, uma imagem simbólica que detenho do ISEG é das sessões recorrentes de música clássica da Antena 2 no Quelhas, no Auditório da CGD. Para mim representava bem o ISEG, uma casa de ensino de excelência democratizado. Para assistir a estas sessões era apenas necessário estar presente, independentemente de afiliações, nomenclaturas e "etceteras" que tantas vezes nos separam.
No ISEG também era apenas necessário estar presente.

Não vivi os anos mais conturbados do ISEG, mas espero que esses anos jamais sejam esquecidos.
Da minha parte, apenas desejo que o ISEG continue o espaço plural que é. Para isso, é preciso olhar o futuro sem esquecer o passado. E nada melhor para nos recordar o passado que preservar a identidade do emblema do ISEG.

Hoje, neste emblema apresentado, vejo apenas uma marca. Uma marca com fundo “post-it”, talvez represente que o ISEG seja um “post-it” na nossa vida para colar no CV…

Não seria de estranhar se esta casa não fosse uma casa centenária. Aliás, institutos com 10-20 anos costumam fazer esses “rebrandings”. Mas, no caso do ISEG, é como escutar um fado de versos alegres e folclóricos. Será fado?

Será este novo emblema, ISEG?

Por estas e por muitas mais razões que poderiam ser apontadas, venho pedir que seja reposto o anterior logótipo do ISEG, com o escudo e o vermelho vigoroso.

Cordialmente,
Um dos muitos ex-moradores desta casa»


Lisboa, 18 de fevereiro de 2021



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
16 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.