Implantação de Fibra na Aldeia de Amieira do Tejo

Para:  MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia (Altice Portugal)

Residimos na localidade de Amieira do Tejo, concelho de Nisa, distrito de Portalegre. Pedimos, à rede de Serviços de Comunicações e Multimédia MEO, a implantação do serviço de fibra na aldeia. É este o objetivo desta petição.

Este pedido justifica-se pelo facto de há vários anos, seguidos e consecutivamente, terem sido feitas reclamações, protestos e queixas pelos clientes do vosso serviço. Todos estão extremamente insatisfeitos. Existem alturas do dia, já para não falar do ano em que existe uma maior afluência de pessoas a visitar a localidade, em que a utilização de qualquer plataforma online se torna simplesmente inexequível. Chegamos ao ponto da “central” responsável pela “velocidade” da Internet nem 1MB conseguir atingir (central que emite o “sinal” à aldeia inteira). Normalmente, as operadoras já têm serviços que chegam a 1GB. Na Junta de Freguesia, já vários contactos foram estabelecidos com a empresa, a pedido dos residentes e clientes da MEO. Sempre, sem sucesso.

Injustificável e inacreditável numa época de inovação técnica e tecnológica como a que existe neste momento, em pleno século XXI.

Como é de conhecimento público, estamos numa época de pandemia. Nesta situação, o que mais é pedido e solicitado é que haja uma permanência no domicílio. Neste momento, as escolas encerraram e as aulas são online. O teletrabalho é cada vez mais uma realidade. Os alunos e trabalhadores, residentes em Amieira do Tejo, às dificuldades inerentes à diferença de ter aulas e o trabalho à distância, têm também de lidar com a péssima velocidade de Internet que chega a casa, assim como com as falhas e quedas constantes.

Haja solução. Numa altura em que os serviços de telecomunicações são dos poucos setores que em quase nada são afetados pela crise nacional, económica, financeira e social, têm de assegurar que, pelo menos, boas condições são dadas aos seus clientes. Várias promessas são feitas, mas a prática do que prometem nunca é cumprida. Pagamos para mais, queremos melhor.

Têm de se lembrar que existimos. Têm de melhorar o serviço que existe. Têm de compreender que, nesta aldeia perdida no Alto Alentejo precisamos de apoio, de progresso e de evolução. Aqui, já chegou a covid-19. Não será impossível chegar o serviço de fibra.

Esta petição foi criada em 17 Fevereiro 2021