Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela vacinação dos professores cujos alunos não usam máscaras

Para: Ex. mo Senhor Presidente da República, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Primeiro Ministro, Exmo. Sr. Ministro da Educação

Não obstante ser o ensino à distância aceitável por contingências de emergência sanitária, o regresso ao ensino presencial é inevitável, por ser aquele que proporciona um desenvolvimento cognitivo-comportamental adequado e representar, ainda, o único tipo de escola em que alunos, professores e a esmagadora maioria dos pais se reveem.

No entanto, importa assegurar condições de segurança adequadas para que o retorno corresponda a uma vantagem para todos os intervenientes diretos no processo escolar, a saber os alunos, os professores e os auxiliares.

Para que tal aconteça, torna-se imprescindível considerar o caso especial e particularmente sensível da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa idade em que os alunos não são obrigados a usar máscaras, não por falta de necessidade, mas por ser difícil o seu uso por parte das crianças.

Acresce que a natureza eminentemente próxima, afetiva e física da relação pedagógica neste setor específico, que trabalha com crianças até aos 10 anos, sujeita os seus intérpretes a riscos acrescidos, conforme se verificou no passado mês de janeiro, em que os docentes estiveram rodeados de alunos infetados sem os mesmos usarem equipamentos de proteção, com a ocorrência de casos sucessivos e simultâneos na mesma escola, algo que importa evitar que se repita.

Releva ainda saber que a média de idades dos docentes deste setor, que equivale a um total superior a 30000, rondará os 50 anos e que cerca de metade destes docentes têm idades até aos 66 anos.

Por estes motivos, propõe-se à consideração de V. Exas:

1. A elaboração de um plano faseado de reabertura com base em critérios objetivos e respeitando os desígnios de saúde pública.

2. A reconhecimento da natureza diferenciada da realidade da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e a consideração dos seus docentes e auxiliares como profissionais de risco, com a inerente integração nos grupos prioritários de vacinação.

3. A vacinação de todos os profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico antes do reinício da atividade escolar presencial.

4. A distribuição a todos os profissionais da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico de equipamentos de proteção individual de nível superior, em vez das máscaras sociais antes disponibilizadas, incapazes de proteger os profissionais.



Qual a sua opinião?

Pela vacinação dos professores cujos alunos não usam máscaras, para Ex. mo Senhor Presidente da República, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Primeiro Ministro, Exmo. Sr. Ministro da Educação foi criada por: Escola Pública de Coimbra (Grupo do Facebook).
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
798 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.