Petição para Fibra em Alquerubim

Para: Habitantes de Alquerubim, Exmo. Executivo da Junta de Freguesia de Alquerubim, Exmos. Senhores Operadoras Telecomunicações

Em 100 alojamentos da zona centro de Portugal 82,6 têm acesso a fibra. Não é o caso em Alquerubim.

Em 2021 a aldeia de Alquerubim continua sem acesso a cabelagem de alta velocidade, conhecida como fibra.

Serve esta petição 3 propósitos:

1. Juntar em assinaturas o descontentamento da população relativamente aos serviços de internet disponíveis na freguesia. Neste momento os clientes privados não têm acesso a fibra, ficando com pacotes de custo elevado, com um valor muito pouco competitivo. Em 2021 este problema é mais urgente e gritante que nunca. O confinamento imposto pela pandemia colocou na mesma casa a totalidade do agregado familiar exigindo uma rápida ligação à internet para conseguir trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Para as necessidades de 2021, para conseguir aceder a bases de dados e a plataformas de ensino é necessária uma melhor conexão de internet do que os 1/3 Mbps de transferência disponíveis no momento.

2. Apelar ao poder político local que defenda e trabalhe afincadamente para ajudar a população com este problema. É parte do seu trabalho lutar pelas melhores condições para os seus eleitores. Uma aldeia com melhor acesso à internet proporciona uma melhor qualidade de vida, também um fator de atratividade para novos moradores. Neste momento, uma melhor qualidade na velocidade é também uma melhor qualidade de ensino para as nossas crianças e adolescentes em aulas online.

3. Comunicar às operadoras de telecomunicações em Portugal que existe um número significativo de pessoas interessadas nos seus serviços de fibra em Alquerubim. Que o possível investimento em cabelagem será compensado no número elevado de novos clientes.

Com pontos de fibra para empresas e com fibra em algumas freguesias do concelho de Albergaria-a-Velha pedimos que considerem Alquerubim para a próxima instalação de cabelagem para particulares.

Agradecemos a assinatura desta petição por todos os que sentem que este é um assunto urgente para o desenvolvimento da aldeia e para a qualidade de vida dos seus habitantes.

Aproveitamos para cumprimentar a petição semelhante para as freguesias de São João de Loure e Frossos, com quem nos sentimos solidários!

Esta petição foi criada em 09 Fevereiro 2021