Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Resposta preventiva ao insucesso escolar dos 12 aos 18 Anos

Para:  Assembleia da República

A SublinhAbraços, Associação Educação para Vida Auto Sustentável e Saudável, solicita a assinatura de petição para levar ao parlamento a seguinte proposta curricular. Propõe uma resposta preventiva ao insucesso escolar nos jovens dos 12 ao 18 anos, consubstanciada no autoconhecimento e na identificação da sua área de estudo.


Esta proposta visa abordar jovens dos 12 aos 18 anos, faixa etária em que se denota mais o abandono escolar. Estes jovens, durante 3 anos aquando do não enquadramento no ensino tradicional, ficam a aguardar até aos 15 anos (3 anos sem estudar) para poderem entrar numa formação CEF tipo II.
Propomos como resposta preventiva às dificuldades sentidas no insucesso escolar ,um ensino onde o jovem aprenderá as competências da seguinte forma:
- Ano Zero , “Autoconhecimento / concepção e concretização”,
- Ano um “Reciclagem de materiais” (todos os projectos iniciados no Ano Zero, dar continuidade reciclando todos os diferentes materiais dos temas em estudo),
- Ano dois "intercâmbio geracional de conhecimentos” e estágio, onde este jovem fica apto a ingressar no 10º ano e futuramente até à universidade.

No que se refere ao Sistema Nacional de Educação, o Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho (em vigor de acordo com o previsto no Artº 38.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho) estabelece a Organização e Gestão Curricular do Ensino Básico e Secundário, mencionando a importância da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. A presente petição visa acrescentar valor ao Sistema Nacional de Ensino, através de uma proposta de currículo estruturada, tendo em vista a aquisição de competências no domínio do “autoconhecimento”, aquando da transição do ensino básico para o ensino secundário.

A pandemia veio suscitar a necessidade de desenvolver nos jovens competências de auto sustentabilidade, visando um estilo de vida autossustentavel, através de uma modalidade de educação/formação, cujo principal objetivo seria desenvolver a área de competências “Bem-Estar, Saúde e Ambiente” (segundo a classificação do Despacho n.º 6478/2017 de 26 julho, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, publicado no Diário da República, 2ª série, nº143).
Acreditando que tudo isto seja possível utilizando o conhecimento intergeracional da comunidade, o Jovem no seu aprendizado em conjunto com a comunidade irá adquirir competências que desenvolverá, preferencialmente, na sua área de residência.

Em conclusão, a presente petição visa não só promover uma atitude equilibrada e saudável (física, emocional e psicológica), dentro do ensino/formação contribuindo para cultivar hortas biológicas e motivar o jovem a acrescentar valor ao meio ambiente, às alterações climáticas e valorizar os recursos.
Relativamente ao Sistema Nacional de Qualificações, segundo o Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 14/2017, de 26 de janeiro, sugere-se que a modalidade de educação/formação aqui proposta, seja uma condição de frequência alternativa ao ensino tradicional, antes do ingresso em qualquer modalidade de formação de dupla certificação ou mesmo (Cursos de Educação e Formação, Cursos de Aprendizagem, Cursos Profissionais, Cursos de Educação Tecnológica e Cursos de Educação Artística). Consequentemente, os jovens, para além das competências específicas apresentadas no Catálogo Nacional de Qualificações, serão dotados de competências que complementam as anteriores.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 09 Fevereiro 2021
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
124 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.