Pela não passagem do TGV na freguesia de Vialonga
Para: Assembleia da República
A freguesia de Vialonga, pertencente ao concelho de Vila Franca de Xira, demonstra vestígios de pedra lascada, remontando ao paleolítico inferior e médio a ocupação destas terras por parte dos povos nómadas. Já no final do período neolítico, comunidades que se ocupavam de agricultura e criação de gado, ocuparam as elevações e vales desta zona, deixando como testamento os cemitérios dolménicos, bem como as grutas funerárias.
O povoado local remonta à época da dominação árabe, sendo essa ideia suportada por algumas designações toponímicas ainda existentes nesta freguesia.
A sua proximidade a Lisboa e à auto estrada do Norte, bem como a melhores vias de acesso, entretanto construídas, dão-lhe características de privilégio que se refletem especialmente no aumento demográfico e consequente expansão urbana.
É assinalável que este crescimento urbanístico, a par da instalação e implementação de pequenas indústrias e serviços, que valorizam a vila e motivam a fixação de pessoas, coexistam, em perfeita harmonia, numa paisagem marcadamente agrícola, de que esta freguesia sempre se orgulhou.
Não somos contra o desenvolvimento do país, contra a maior ligação à Europa, mas serão mesmo necessárias 3 linhas?
Se nos debruçarmos em particular na linha Lisboa / Porto, este apenas terá a mais valia de reduzir em alguns minutos o tempo de viagem.
O nosso país já conta com suficientes infra estruturas ferroviárias desenvolvidas para a dimensão que tem, na qual foram recentemente investidos alguns milhões de euros no melhoramento e modernização de toda a rede ferroviária, de norte a sul.
A rede Alfa pendular é classificada no âmbito da Política Comunitária de Transportes, da União Europeia como uma linha de Alta Velocidade, tal como é enquadrado o TGV.
Dada a dimensão do nosso país, nunca será possível atingir o topo das velocidades do TGV, pelo que a sua circulação será em muito semelhante à que é atualmente praticada pelo comboio Alfa Pendular.
O TGV pode circular em linhas convencionais, apenas que com velocidades mais baixas. (velocidades utilizadas em Portugal).
Ainda se entendem as Ligações Lisboa / Madrid e Porto / Vigo, mas, a quem interessa realmente a ligação Lisboa / Porto?
Impedir que o traçado Lisboa – Porto passe pela freguesia de Vialonga.
Na freguesia de Vialonga, estão colocadas duas hipóteses para o traçado do comboio de alta velocidade e todos estão de acordo que nenhum desses traçados é bom, uma vez que destrói núcleos urbanos e património ambiental.
Sabendo que este é um dos piores problemas que freguesia terá de enfrentar nos próximos tempos, nós defendemos uma oposição ao projeto TGV e recusamos a sua travessia pela freguesia, tendo em conta não só a inviabilidade financeira do projeto, mas sobretudo a desfiguração que vai promover e a rotunda ausência de benefícios diretos para os Vialonguenses.
Considerando que esta questão do TGV deve ser vista com sentido de responsabilidade política, promovendo o desenvolvimento sustentado, entendemos que este não parece ser o melhor caminho, por comprometer as próximas gerações e por ser demasiado criticável, social e economicamente.
Considerando que a população não se deve sentir impotente e deve lutar com todos os meios ao seu alcance, temos que ser resistentes na defesa da nossa e das futuras gerações, pelo que não queremos o TGV por convicção.