Pela reabertura dos serviços complementares de saúde e bem estar dos animais

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Nós, enquanto comunidade responsável pelos cuidados a animais de estimação, estamos extremamente preocupados com a ameaça à saúde humana representada pela pandemia de coronavírus e a sua rápida evolução, elogiando as ações rápidas que o Governo e entidades afectas em todo o país estão a tomar para proteger a população. Conforme tomam medidas defensivas ao direcionar cancelamentos de eventos e fecho de instalações/comércio não essencial, entre outros, para criar distância social que ajudará a controlar a propagação da Covid-19, recomendamos que considerem o bem-estar dos animais de estimação amados pelos cidadãos no nosso país.

Os tutores de animais consideram os seus animais de estimação como parte da família. É vital que as empresas que fornecem produtos ou serviços para o cuidado de animais de estimação, e aquelas que abrigam animais, estejam incluídas na infraestrutura crítica que pode permanecer aberta durante a crise. Assim como os supermercados e hospitais fornecem o sustento e os cuidados médicos necessários aos humanos, as lojas de animais que vendem alimentos, produtos e suprimentos e as empresas que oferecem serviços de grooming (vulgo banhos e tosquias), bem como hospedagem, devem permanecer operacionais para garantir o cuidado humano continuado dos animais.

De facto, o Grooming Animal não é só beleza. Comporta um sem número de cuidados complementares à medicina veterinária. Desde animais idosos que precisam de cuidados da pele e do pelo e adicionalmente tosquias higiénicas (cães e gatos), animais com doenças de pele crónicas que necessitam de banhos terapêuticos diários, semanais, mensais inadiáveis pelo risco que comportam ao animal, cuidado com as unhas (sendo que podem levar a lesões graves quando não são tratadas), entre outros serviços.
Estes trabalhos não podem ser efetuados pelos donos e muitas vezes, não se fazem em consultório veterinário (por não haver instalações próprias e profissionais adequados aos tratamentos)
Comprometemo-nos mos a trabalhar sobre um regime apertado de regras, marcações e higiene absoluta. Os tutores não devem assistir ao trabalho, as trelas e coleiras devem ser retiradas pelo próprio tutor e nós colocaremos a nossa própria coleira – e vice-versa na hora de levantar o animal, higienizar cada animal para entrar no espaço de loja com produtos adequados, todos os donos e funcionários de loja devem estar devidamente protegidos e fardados, entre outras ações que acharem necessárias.
Além disso, muitas lojas nacionais de alimentos para animais de estimação também oferecem serviços de cuidados veterinários, grooming e hospedagem para animais no local. Forçar o fechamento dessas lojas em muitos casos também impedirá o acesso a cuidados essenciais de grooming, dietas veterinárias para animais de estimação, medicamentos de venda autorizada e uma instalação confiável para abrigar temporariamente animais de estimação naquela comunidade.

V. Ex. estão já a tomar medidas importantes necessárias para proteger os membros mais vulneráveis ??de nossa sociedade, incluindo os idosos e os doentes crónicos. Pedimos que garantam, também, que a comunidade que tem a capacidade de fornecer cuidados essenciais adequados para os animais de estimação e animais que deles dependem, que estão isentos de quaisquer fechamentos obrigatórios.

Se da V/ parte exisitir alguma dúvida ou precisarem de informações adicionais, nós, a comunidade responsável pelo cuidado de animais de estimação, estamos prontos para ajudá-lo a proteger a saúde e o bem-estar humano e animal.

Com os melhores cumprimentos,
A comunidade de prestadores de serviços de bem-estar animal

Ana Sofia de Castro Franco Pereira Pinto - proprietária e funcionária - Yuki Grooming & Pet Spa -Vila Nova de Famalicão

Joana Catarina Barata - Proprietária e funcionária - Spot do Cão - Peniche