Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra a normalização e naturalização da extrema direita.

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores,
Nós abaixo signatários,
No passado dia 24 de novembro tomou posse o XIII Governo Regional dos Açores. José Manuel Bolieiro tornou-se, assim, o seu quinto presidente, em resultado das eleições regionais realizadas em outubro passado.
Bastou a leve sensação de poder para que o PSD, o CDS e o PPM cedessem a pressões nacionais e cooperassem com o CH. Que se note que esta estava longe de ser a única solução governativa. Estas partidos são, pois, coniventes com a ressurreição mediática da extrema-direita.
O apoio do Chega ao atual governo constitui uma verdadeira ameaça à democracia: com uma coligação minoritária que precisa desesperadamente do seu suporte, existe um espaço de manobra para que este partido possa influenciá-la no seu discurso e ação. Esta oportunidade está lamentavelmente exposta no programa de governo apresentado no início de dezembro: uma defesa acérrima da meritocracia e do mercado livre.
- O ataque aos beneficiados pelo RSI é uma manobra de baixo nível, porque, perversamente, se está a falar de uma maioria de menores de idade a recebê-lo, numa média a rondar o 86€ cada, sendo o valor mais baixo do país.
- No acordo estabelecido entre os partidos refere-se que o combate à «subsidiodependência» da população ativa, no entanto isto não é nunca dito em público, com o objetivo de demonizar aqueles mais desfavorecidos.
- Interessante é, também, o facto de não ter um plano para gerar o emprego necessário para poder reduzir o número de beneficiários, o que ainda se deve tornar mais difícil pela missão de reduzir o papel das instituições democráticas na economia.
- Não se contempla o aumento dos salários, nem o combate à precariedade. Os direitos laborais são postos em causa.
- O CH é o partido que pretende privatizar a educação e saúde, duas áreas estratégicas em qualquer sociedade, promovendo a destruição do estado social.
- O CH ignora o verdadeiro problema: os privilégios e poderes da elite. Enquanto vocifera contra os mais desfavorecidos, é um cobarde no combate aos poderosos, até porque são estes que o alimentam.
Assim se dá a normalização da extrema-direita. Um discurso vazio e aparentemente inofensivo que cavalga na onda do populismo.
Este é um assunto muito sério que não pode ser tratado como menor. Vivemos no meio de uma crise sanitária, de uma crise climática e de uma crise social, não precisamos de outra.
O XIII Governo Regional é uma vergonha nacional! Precisamos de garantir que não volta a acontecer.
Desta forma, os signatários consideram premente que a Assembleia Regional debata sobre a normalização da extrema-direita, que o XIII Governo Regional está a promover.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
219 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.