Inclusão dos estagiários de Ciências Farmacêuticas nos Grupos Prioritários do Plano de Vacinação contra a COVID-19

Para: Membros da Task Force para a Elaboração do Plano de Vacinação contra a COVID-19 - Francisco Ramos Almirante Henrique Gouveia e Melo (representante do Ministério da Defesa Nacional), José Gamito Carrilho (representante do Ministério da Administração Interna Representante do SIS), Valter Fonseca (representante da Direção Geral da Saúde), António Faria Vaz (representante do INFARMED, IP), Luís Goes Pinheiro (representante da SPMS, EPE), Ana Paula Martins (Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos)

A presente Petição tem como objetivo apelar às entidades competentes para a reformulação dos critérios do Plano de Vacinação contra a COVID-19 no que diz respeito aos Grupos Prioritários e à respetiva fase de Vacinação.

Os alunos do último ano do curso Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, encontram-se atualmente em estágio curricular em farmácia comunitária ou hospitalar. Estes futuros farmacêuticos, juntam-se assim a uma equipa de colegas que contribuem para a prestação de cuidados de saúde primários e para a mitigação da propagação do SARS-CoV-2 na comunidade, ao se realizarem diariamente testes rápidos de antigénio. A farmácia é um dos sítios que mais lida com doentes passíveis de estarem infetados com COVID-19 ou de se infetarem, pois é à sua farmácia de referência que os doentes recorrem aquando do aparecimento dos primeiros sintomas da doença ou doentes imunodeprimidos vão comprar a sua medicação habitual. Deste modo, estamos expostos aos mesmos riscos e contactos que os outros profissionais de saúde e constituímos, igualmente, possíveis veículos de transmissão.

Desta forma, apelamos à importância da Vacinação deste grupo que diariamente contribui para o bem-estar e saúde dos nossos doentes.

Esta petição foi criada em 01 Fevereiro 2021