Petição Trabalhadores dos Supermercados/Grupo Prioritário

Para: Assembleia da República

Desde o inicio do surto da COVID-19, e da declaração do primeiro estado de emergência, em 18 de Março de 2020, que o país tem vindo a tomar medidas extraordinárias para a contenção da propagação do vírus.

No entanto, sabemos bem que existem sectores, e profissionais, que são essenciais e imprescindíveis, não podendo deixar de trabalhar neste período, como é o caso dos trabalhadores dos supermercados e hipermercados, permitindo o abastecimento à população de produtos de primeira necessidade necessários para a nossa sobrevivência.

Estes trabalhadores, têm estado sempre na linha da frente, apesar do receio, do cansaço, do stress associado e dos problemas com a conciliação entre a vida pessoal e familiar, devido aos seus horários extremamente desregulados, em contacto com vários e inúmeros clientes durante toda a sua jornada de trabalho.

Devido ao aumento e risco de contágio entre os trabalhadores deste sector, assim como o risco de contágio para os clientes, seria pertinente que se ponderasse a inclusão deste grupo de trabalhadores num dos grupos prioritários no plano de vacinação, por estarem realmente muito vulneráveis à COVID-19.

Esta petição foi criada em 23 janeiro 2021