Implementação do regime à distância/online para as atividades letivas/não letivas e avaliações no Instituto Politécnico de Setúbal

Para: Toda a comunidade do Instituto Politécnico de Setúbal (estudantes, docentes e não docentes) e respetivas famílias/amigos/pessoas significativas que considerem o regime presencial/misto um risco, tendo em conta o contexto pandémico provocado pelo novo coronavírus SARS-COV-2.

O contexto pandémico com o qual lidamos diariamente e consigo as incertezas, é uma realidade partilhada a nível global. Em Portugal, temos constatado os efeitos negativos da pandemia no âmbito socioeconómico e no setor da saúde, assim como a resposta do governo com as medidas impostas. Temo-nos deparado diariamente também com o aumento substancial do número de casos, número de internamentos e mortes, os quais atingiram recordes preocupantes, com aproximadamente 10 000 casos e 200, predominando nas faixas etárias entre os 20-29 anos (grande parte da nossa comunidade académica).
O concelho de Setúbal, neste momento, é um concelho de risco muito elevado em que o nosso Hospital, à semelhança de outros, não consegue dar a melhor resposta e prestar os melhores cuidados, de qualidade, que a população residente necessita, apesar do enorme esforço e dedicação por parte dos profissionais de saúde.
Consideramos o esforço feito pela comunidade académica do Instituto Politécnico de Setúbal, no entanto a par da situação explanada, consideramos que a atividade letiva/não letiva e avaliações devem ser realizadas em regime à distância (online), sendo que já demonstraram ter os meios e os recursos para o fazer, assim como a nossa boa adaptação.
Para além disso, queremos relembrar que na nossa comunidade académica, à semelhança de outras, temos connosco estudantes, docentes e não docentes nas respetivas situações: em grupos de risco e agregados familiares com pessoas dos grupos de risco, com profissões de risco (ex.: na área da saúde), que utilizam transportes públicos como meio de deslocação, estudantes deslocados que partilham residência com outros similares e elementos da comunidade que têm de se deslocar até à escola, no âmbito de regime misto (presencial/online), num dia específico em que as atividades são presenciais.

Pedimos a colaboração de todos que considerem a alteração do regime das atividades letivas/não letivas e avaliações uma medida benéfica e adequada, tendo em conta a conjuntura internacional e nacional, e deste modo promover o bem-estar de todos da comunidade académica do Instituto Politécnico de Setúbal e os seus.

Pedimos que confirmem a assinatura por e-mail.

Esta petição foi criada em 20 Janeiro 2021