Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela Defesa da Mata do Jamor – LIOS

Para: Exmo. Sr. Primeiro-Ministro, Exmo. Sr. Ministro das Finanças, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Loures, Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Exmo. Sr. Presidente da Área Metropolitana de Lisboa, c.c. : Assembleia da República

O troço final previsto para a Linha Intermodal Sustentável (LIOS), na sua extremidade oeste, no Concelho de Oeiras, entra pelo Complexo Desportivo Nacional do Jamor (CDNJ) adentro, como se transporte público pesado e área dedicada ao desporto e ao lazer, no mesmo trajeto, fossem conciliáveis.

É difícil perceber as vantagens de colocar na mesma via peões, ciclistas e transporte público pesado. É uma “solução” que coloca em risco uma zona de mata, dedicada ao lazer, ao desporto e ao convívio das famílias com a natureza. Compromete a segurança dos utentes. Coloca em perigo quem anda a pé ou de bicicleta, e inviabiliza a utilização recreativa de uma parte significativa da mata. Prejudica gravemente o CDNJ e aumenta exponencialmente o risco para os utentes, sem que se descortine sequer em que medida é que trazer a LIOS para dentro do CDNJ contribui para resolver os graves problemas de mobilidade da envolvente, muito menos da Área Metropolitana de Lisboa, ou de atravessamento do CDNJ pelo trânsito com origem ou destino à A5.

Por conseguinte, vimos apelar a V. Exas. para que o traçado da LIOS seja reformulado no sentido de não entrar no CDNJ, que não pode ser transformado em terminal de transportes pesados.

Associação Vamos Salvar o Jamor
Betão Aqui, Não!




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.645 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.