Encerramento de todas as Escolas para controle da 3ª vaga de Covid 19

Para: Assembleia da República

Serão necessárias mortes de crianças? Professores? Assistentes operacionais?
Não consigo entender de todo, como é que em toda a Europa as aulas deixaram de ser presenciais e os nossos governantes insistem em manter as nossas escolas abertas. Não entendo como consideram uma loja de comércio local (onde entram poucas pessoas e por um tempo relativamente curto) mais perigosas do que uma sala de aulas onde estão amontoados 27/30 alunos e um professor horas e horas a fio!
Não entendo porque é perigoso comer num restaurante, com limitação de lotação mas é seguro almoçar num bar ou cantina escolar lotados!
As nossas escolas já deviam ter sido fechadas há muito! De que adianta os pais confinarem se os nossos filhos continuam a andar em transportes públicos, a almoçar em cantinas, a usar balneários e a não respeitar sequer o distanciamento social dentro das salas de aula?
E os docentes? São portugueses de 2ª? Todos os outros profissionais são aconselhados a optar pelo teletrabalho menos eles, que diariamente contactam de forma próxima com várias dezenas de crianças em ambientes de grande risco de contágio, pois como todos sabemos as nossas escolas não têm condições suficientes para garantir o distanciamento e ventilação necessários. Ainda por cima, em Março , com grande eficiência, pudemos constatar que é perfeitamente viável o ensino à distância.
E os auxiliares de ação educativa? Não terão também direito a se protegem? A contactarem com o menor número de pessoas possível?
Manter as escolas abertas implica movimentação de cerca de 3 milhões de pessoas!
É verdade que raramente as nossas crianças e jovens desenvolvem quadros graves da doença (Covid 19), mas e os professores? E os auxiliares? E o agregado familiar??? Não esqueça que estas crianças e jovens poderão ser potenciais transmissores da doença!!!!
É premente um confinamento geral, como em Março! De outra forma não será minimamente eficaz!
É preferível confinar um mês e controlar a situação do que um pseudo confinamento e daqui a 3 meses (com muitas mais mortes) chegarmos à conclusão que não adiantou de nada, apesar da vacinação já estar a decorrer!
As medidas de recolher obrigatório aos fins de semana não resolveram nada! Até porque, quem quer continua a fazer a sua vida normal.
Não se pode circular, mas a verdade é que não há qualquer penalização para quem quiser dar uma voltinha!
Estou com muito medo do futuro.....mesmo....

Esta petição foi criada em 19 janeiro 2021
4 092 Pessoas