Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Ensino Superior - Exames Online

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República Portuguesa;

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República Portuguesa,

Petição dirigida à Assembleia da República;
"Que todos os exames a ocorrer nas instituições de ensino superior em Portugal se realizem à distância"

Cumpre-nos enquanto estudantes, docentes e pessoal não docente do ensino superior, mas, acima de tudo enquanto cidadãos preocupados com a eficácia das decisões tomadas pelo atual governo, no que respeita a manutenção das universidades em regime de lecionação e avaliação presencial durante o confinamento geral, pedir a urgente alteração de todos os regimes avaliação durante o estado de emergência para o modelo online à distância em todas a Instituições de Ensino Superior em Portugal.

Excelentíssimos senhores, as universidades não estão preparadas para continuar com o regime de lecionação e avaliação presencial, do mesmo modo que os estudantes do ensino superior já não se conseguem proteger do vírus ou, manter medidas de segurança individual suficientes.

A nossa petição baseia-se, por um lado, na experiência, que os senhores ministro, reitores e diretores de faculdade não tem na qualidade de estudantes, baseia na vivencia e na exposição constante ao vírus a que nos obrigam. Por outro lado, nos relatos de um grupo alargado de estudantes de várias universidades do país de norte a sul, face aos seus receios em realizar exames presencias, pois argumentam não serem suficientes os planos de segurança nas instituições de ensino superior ou que estes não são cumpridos integralmente por docentes e discentes.

Os estudantes amontoam-se nos corredores enquanto aguardam o início dos exames, durante os exames ficam sentados nos lugares marcados, contudo muitos destes sentam pessoas imediatamente à frente e atrás umas das outras a cerca de 50cm. Tal situação gerou alarme quando a respeito de cada exame realizado os estudantes recebem e-mails alertando sobre a presença de pessoas positivas ao covid-19 na realização dos exames.

Todavia, Sr. Presidente da República e respeitados membros da Assembleia da República, estes e-mails são recebidos com cerca de uma semana de atraso relativamente ao exame ou aula, tendo, desse modo, os estudantes contactos realizados outros exames e mantido presença em diversas aulas, o que leva à possível contaminação de outros.

Neste sentido, em várias universidades se relata a falta de indicações para circulação interna na instituição, não há aviso relativamente aos casos detetados na instituição, não há cumprimento das normas de segurança previamente estabelecidas pelo pessoal docente, não docente e discente.

Acreditamos que a maioria dos estudantes portugueses considera que, neste momento, com as cadeias de contágio descontroladas, uma taxa de propagação do vírus tão elevada e com as dinâmicas particulares do ensino superior (partilha de residência ou quarto; uso diário ou semanal de vários transportes coletivos, como metropolitano, comboio e autocarro) não estão reunidas condições para realizar exames e aulas presenciais.

Pelo exposto, num momento de estado de emergência e dada a carência que começa a existir de assistência adequada nos serviços de saúde para os doentes covid-19 e não covid, os estudantes não desejam expor-se ao vírus, nem, por conseguinte expor as suas famílias. Não queremos morrer à porta dos hospitais ou ver os nossos familiares a morrer sem sequer ter tido assistência médica.

Consideramos errada a decisão do governo de manter as instituições de ensino superior a funcionar presencialmente. Deste modo, pedimos a sua ajuda, pois gostaríamos que o Sr. Presidente da República procure compreender a situação concreta em que o ensino superior em Portugal se encontra no que à capacidade de manter a segurança nas suas atividades presenciais diz respeito. Queremos que o Governo altere rapidamente as orientações da tutela para as instituições de ensino superior.

Queremos que o Governo na pessoa do Sr. Primeiro-Ministro ou Secretário de Estado do Ensino Superior, bem assim as Reitorias da Universidades Portuguesas realizem uma reflexão sério sobre a sua capacidade de manter a segurança e saúde da comunidade académia.

Ex.mo Sr. Presidente da República e ex.mo membros da Assembleia da República, a decisão de manter o ensino superior em regime presencial nestas circunstâncias particulares é promover o aumento dos casos de infeção diários, bem assim contribuir para a insegurança dos estudantes e das suas famílias e, por extensão, promover o aumento do número de mortes.

Não queremos ver as nossas famílias falecer com Covid-19, temos o dever e a obrigação moral de os proteger. Não nos deixe morrer. Proteja-nos e às nossas famílias, é vossa obrigação.

Os abaixo-assinados;

  1. Actualização #2 Encerramento

    Criado em terça-feira, 26 de Janeiro de 2021

    A petição encontra-se encerrada pois foi entregue à Assembleia da República! Agradecemos o generoso apoio!

  2. Actualização #1 Resultados do Conselho de Ministro do dia 18.

    Criado em segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021

    Dado que o Governo após o Conselho de Ministros realizado esta segunda feira não ponderou a particular situação das comunidades académicas em Portugal continuaremos com a petição que será entregue à Assembleia da República no dia 19 de Janeiro de 2020, por uma questão de urgência. Sendo assim, a petição irá encerrar dia 19 de Janeiro de 2020 pelas 10h em Portugal Continental. Deste modo, pedimos uma rápida partilha da petição e agradecemos a todos os abaixo-assinados por se unirem em redor desta causa de saúde pública nacional.




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
8.117 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.