Encerramento temporário das escolas para controlo da pandemia

Para: Para todos aqueles que acreditarem nos direitos dos estudantes; Primeiro Ministro; Parlamento; Ministro da Educação; Ministra da Saúde; Inframed

Derivado das novas medidas de contenção ao covid-19 , lançamos esta petição para todas as pessoas que acreditam e lutam pelos direitos dos estudantes , principalmente os alunos do secundário e do ensino superior. Exigimos direitos! Queremos o regresso ao regime à distância. São os alunos mais velhos que se deslocam para os estabelecimentos de ensino em que estudam que utilizam transportes públicos, o qual é uma grande fonte de contaminação e mais um motivo para o congestionamentos do mesmo, impedindo as pessoas que se deslocam nos mesmos todos os dias. Já na escola, dentro das salas de aula, não há distanciamento entre os alunos, especialmente estarem dois alunos por mesa, tendo em conta que temos de estar a 2 metros de distância. As salas de aula, não são devidamente limpas pelas funcionários, sendo muitas das vezes os próprios alunos a limpar.
Outro motivo é falta de condições nas aulas de educação física, pelo facto de não existir distanciamento social e tocarmos em materiais que imensa gente toca, sem serem devidamente higienizados e não são estas as regras de segurança que a DGS pede.
O que é que adianta fechar outros tipos de estabelecimentos se nós continuarmos na escola e podemos trazer o vírus para casa?

Esta petição foi criada em 13 janeiro 2021