Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Licenciamento de espaço vedado de colónia de gatinhos / Abrigos

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Sr.Dr. Isaltino Afonso de Morais

Exmo. Sr. Presidente de Câmara Municipal de Oeiras,

Somos um grupo de cuidadoras de animais de rua residentes em Carnaxide.
Iniciámos esta causa há alguns anos e temos vindo a dar assistência a colónias nesta área, cuidando dos animais aí existentes em termos de alimentação, higiene, abrigos, medicação, cujos custos são suportados somente por nós, cuidadoras, sendo as esterilizações realizadas através dos serviços da Câmara que V.Exa. preside, nomeadamente no Centro de Apoio Animal em Oeiras pelo Sr. Doutor Marcelo Rocha, veterinário municipal e pessoa singular em competência e humildade.
Temos conseguido ainda que alguns destes animais, os mais dóceis, tenham sido bem adotados e saibam agora o que é um lar de conforto e carinho, pois, também através das redes sociais promovemos a sensibilização pública para este facto.
Esta missão a que nos devotamos apesar de muitas dificuldades que enfrentamos, principalmente financeiras, falta de abrigos (para acolhimento diário e ainda para recobro), etc., tem sido, mesmo assim, bem sucedida pois o problema do número de animais errantes sujeitos a atropelamentos, maus tratos na rua, más condições de vida, ataques de outros animais, etc.. está a ser controlado, em grande parte devido às esterilizações que não permitem a sua reprodução, à definição de locais onde os mesmos aprendem a se localizar, ou porque são ali alimentados, ou pela colocação de abrigos (feitos à mão) que vão conhecendo e aproveitando para se proteger.
Neste intuito e numa das colónias sita nas traseiras da Rua Almeida Garrett, foi aproveitada uma cerca antiga e danificada, que pelos nossos meios aprimorámos e aí colocámos abrigos para que os animais ali estejam e pernoitem em segurança, sem qualquer dano para os cidadãos ou situações.
No entanto, mesmo assim, fomos alvo de uma queixa anónima e alertadas pela Polícia
Municipal para o facto. Realçamos que:
- As cuidadoras e responsáveis frequentaram formação e são portadoras de cartão de cuidadoras/responsáveis da Câmara Municipal de Oeiras;
- As colónias estão legalizadas e referenciadas pelos Serviços Municipais;
- O espaço é sempre cuidado e limpo pelas próprias cuidadoras.
Assim sendo, e considerando que o nosso trabalho preocupado, humanizado e totalmente devotado para esta questão tão importante da nossa sociedade, vimos humildemente solicitar a V.Exa. a autorização/licenciamento desta vedação para que os animais de TODOS NÓS possam, apesar de estarem na rua, viverem com dignidade e Paz que também merecem. Caso não seja viável, qual a solução que V.Exa. nos irá proporcionar para que os animais continuem a permanecer em segurança.
Sabemos e reconhecemos que a nossa causa e nossa prioridade do bem estar animal nem sempre irá agradar a todos, mas que pelo menos o nosso contributo de anos, não seja em vão.
Pretendemos continuar porque estes animais não têm voz, não têm ninguém e se não for o trabalho que fazemos, eles vão ficar desamparados e entregues aos seus tristes destinos.
Solicitamos ainda a V.Exa. que na medida do possível, possam ser instalados abrigos nos pontos estratégicos de outras colónias definidos por outros cuidadores de Carnaxide que também contribuem e lutam diariamente pelos animais, bem como, se possivel, disponibilização de instalações para recobro.
Com os nossos melhores cumprimentos



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
51 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.