Disfribrilhador Automático Externo (DAE) obrigatório em TODOS recintos desportivos

Para: Governo, Assembleia da Republica e federações desportivas - Portugal

A todas as pessoas, e especialmente familiares dos casos que falo de seguida, gostava de endereçar desde já as minhas sinceras condolências.

Esta petição surge numa altura em que continuamos a ser assolados no mundo do Desporto com perdas de agentes envolvidos nas mais diversas modalidades, que choramos, mas que continuamos sem saber honrar na medida em que pouco fazemos do seu exemplo para tentarmos melhorar. Enquanto no caso do jogador de futebol do Alverca estavam presentes dois dispositivos, denominados Desfibrilhador automático externo (DAE), que permitiram levar o atleta até ao hospital para continuar a lutar pela sua vida já em muitos outros casos o mesmo não se pode afirmar. Ontem em Paços de Ferreira mais um caso, mais um atleta, desta vez de basquetebol que perdeu a vida no pavilhão enquanto todas as pessoas faziam o máximo para o manter cá mas que não estavam munidas de um aparelho que lhes teria sido tão útil nesta batalha. Poderia enumerar mais casos pois desde que estou ligado ao desporto, infelizmente noticias destas vão pontualmente acontecendo, mas o que me traz aqui hoje não é chorar sobre o leite derramado. Ao invés venho tentar que algo se faça para que possamos combater de forma mais justa e mais eficaz este tipo de acontecimentos. Enquanto noutros países da Europa a presença de um dispositivo de DAE é OBRIGATÓRIA em recintos desportivos, cá continua a vigorar uma lei em que a presença destes dispositivo é apenas obrigatória em "d) Recintos desportivos, de lazer e de recreio com lotação superior a 5000 pessoas." Sendo que a grande maioria dos eventos desportivos realizados em Portugal se realizam em pavilhões com lotações baixas mas onde o risco destes acontecimentos prevalece altíssimo. Outro ponto importantíssimo deve ser o da verificação da aplicabilidade desta lei para que não existam incumpridores

A presença de um Desfibrilhador Automático Externo nos recintos desportivos deve ser OBRIGATÓRIA e urge que se reúnam esforços e se criem leis nesse sentido e se verifique a sua aplicabilidade. "O suporte básico de vida (SBV) e a desfibrilhação nos primeiros 3-5 minutos após o colapso cardíaco podem resultar em taxas de sobrevivência elevadas, até 49-75%. Cada minuto de atraso antes da desfibrilhação reduz a probabilidade de sobrevivência." ERC (2010)

Vamos continuar a ignorar? A ver vidas perdidas sem esforço? Vamos continuar a ser cúmplices? OU vamos investir o nosso tempo, a nossa força e o amor que nos une pelo desporto para tentar ajudar nesta luta?

ASSINEM A PETIÇÃO E VAMOS FAZER A MUDANÇA ACONTECER!!!!

ps: A colocação obrigatória do BI/CC deve-se ao facto de podermos levar esta petição à assembleia da republica.

Esta petição foi criada em 09 janeiro 2021