Regulação das Profissões de Turismo

Para: Assembleia da República

Em 2011, na sequência da Directiva Bolkenstein, várias categorias profissionais foram desregulamentadas, muitas delas ligadas ao Turismo. Nos anos seguintes assistimos a uma liberalização desregulada, que criou uma anarquia em vários sectores, com a consequente queda da qualidade dos serviços oferecidos. Num momento em que celebramos prémios internacionais, recebidos num ano em que o sector do Turismo praticamente esteve paralisado, é, no entender dos Profissionais de Turismo que foram profundamente afectados pela referida Directiva, que Portugal entendeu tomar como lei, o tempo certo para reflectir e preparar o regresso à actividade turística em pleno e com regras que protejam o sector e os Profissionais que o dignificam e nele trabalham. Entendemos ser o momento certo para, em plena Assembleia da República, se voltar a discutir a regulamentação das Profissões de Turismo, melhorando a qualidade dos serviços prestados e dando alguma protecção a todos os que trabalham numa área responsável por cerca de 20% do PIB. O Turismo e os seus profissionais merecem que se volte a regulamentar, a definir regras, a dar credibilidade, especialmente nestes tempos em que lutamos contra as maiores adversidades com que nos deparamos desde sempre. Assina para a mudança. Juntos somos capazes.
AGIGARVE - Associação de Guias-Intérpretes do Algarve

Esta petição foi criada em 09 Janeiro 2021