Suspensão das aulas presenciais nas escolas do concelho de Portel, distrito de Évora

Para: ARS Alentejo, Exm.º Sr. Presidente da Câmara Municipal de Portel

Devido à evolução tão negativa, quanto dramática, da situação epidemiológica no concelho de Portel, ao longo da última semana, ou seja, à subida exponencial do número de casos de Covid-19 neste concelho, vimos solicitar a suspensão das aulas presenciais, sendo a dita suspensão reavaliada a cada quinze dias, em conformidade com a situação epidemiológica que se registar nessas devidas alturas.
A manutenção das aulas presenciais afigura-se-nos como algo de extremamente irresponsável. Com o atual reinício das aulas, precisamente o 2º período escolar, existem muitos pais preocupadíssimos com a atual situação pandémica neste referido concelho de Portel. Tendo como base os casos de Covid-19 registados até ao dia 02.01. do presente ano, Portel apresenta já uma incidência de 669 casos por cem mil habitantes, num período de duas semanas. Esta referida incidência no nosso concelho é classificada pelas autoridades de saúde como sendo de RISCO MUITO ELEVADO! Sabemos ainda que estes dados ainda não incluem os mais que prováveis efeitos nocivos da movimentação e das deslocações das pessoas durante esta época festiva finda, em que, pelo Natal e nos dias feriados, se assistiu a inúmeros encontros familiares. A estatística ainda não repercute estes dados, que seguramente agravarão ainda mais a situação, já bastante aflitiva. Os valores atuais tenderão a subir e, com as escolas em pleno funcionamento, não havendo outras medidas de controlo previstas da pandemia, a situação poderá piorar ainda mais. Existem municípios que em termos percentuais registam menos casos que os de Portel e que já tomaram medidas mais concretas, nomeadamente a efetivação de testes à comunidade escolar ou, até mesmo, a substituição das aulas presenciais, pelas aulas virtuais, ou seja, online. A nova estirpe da Covid-19, que como se sabe, é muito mais transmissível, também vem agravar este quadro, por si já bastante negro, e influenciar os números.
Não sendo o fecho das escolas uma alternativa possível, solicitamos que seja facultada a possibilidade dos Encarregados de Educação e dos alunos de, por sua conta e risco, optarem pelas aulas presenciais ou virtuais, conforme a consciência de cada um ditar, i. e., que a participação presencial nas aulas não seja obrigatória, nem a única possibilidade disponibilizada para se frequentar as aulas.

Existem já professores impossibilitados de dar aulas, por se encontrarem de quarentena, fazerem isolamento profilático ou fazerem parte do grupo de alto risco. Esse facto potencia um crescente número de aulas presenciais que acabam por não ser dadas, tendo assim os alunos muitos intervalos prolongados durante a estadia nas instalações escolares, sem terem qualquer tipo de controlo por parte de quaisquer responsáveis dentro do ambiente escolar. Por fim, a chuva também obriga os alunos a abrigarem-se dentro dos edifícios, o que se apresenta como sendo mais um foco de potenciais contágios, pois o espaço é exíguo para o número de alunos que simultaneamente terão de respeitar as distâncias de segurança recomendadas pela autoridade da saúde.

Esta petição foi criada em 04 Janeiro 2021