Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Ensino Superior - Exames presenciais (Universidade de Lisboa)

Para: Exmos. Srs. Reitor e Provedor da UL, Coordenadores dos vários cursos

Esta petição foi criada de modo a transparecer o desagrado dos alunos da Universidade de Lisboa face à proibição de realização de exames online.

Tendo em consideração a atual situação do país, devido à pandemia, não estamos de acordo com o método de avaliação imposto pelo reitor da Universidade de Lisboa.

No semestre passado com cerca de 300 novos casos por dia realizámos os exames online, no entanto, este semestre com 10000 novos casos somos obrigados a ir à faculdade para os realizar.

Em meados de Setembro foi emitido um despacho que requeria que as avaliações fossem presenciais, o que levou ao cancelamento de muitas avaliações contínuas, por parte dos docentes, de modo a tentar evitar ajuntamentos visto que não era possível separar as turmas devido à falta de salas ou recursos humanos para a vigia das mesmas (Despacho nº 257/2020).

Outro ponto muito preocupante é a proximidade dos exames com as épocas festivas, que aumenta bastante o risco de contágio, tendo em conta que muitas pessoas visitaram familiares e amigos.

Relativamente à FCUL, temos conhecimento de pessoas que neste momento se encontram com suspeita de contágio e outras mesmo positivas às quais foram transmitidas a informação de que, como não podem realizar o exame de 1ª fase, só o poderão fazer na 2ª fase de exames e, caso necessário, na época especial, o que implica menos uma hipótese para estes alunos. Devido à pandemia, não deveria haver alunos prejudicados por algo que vai para além do nosso alcance.

Ainda na FCUL, existe informação que uma cadeira de 3º ano da Licenciatura em Engenharia Informática, que tem mais de 200 alunos, irá ser realizada em apenas 2 salas, o que torna claramente impossivel o distanciamento minimo entre alunos, pondo em risco a saúde de várias pessoas e aumentando o risco de um surto logo após a realização do primeiro exame da 1ª fase de exames, o que poria em causa mais uma vez, o número de hipóteses que um aluno pode ter de realizar exame.






Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
3.561 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.