Incentivo à Candidatura de José Manuel Carpinteira à CM de Valença

Para: População de Valença do Minho

Após mais de uma década de estagnação, Valença vive um momento especialmente difícil.
Os problemas que assolam o Concelho são facilmente identificáveis, afinal, os números falam por si. Aquela que é a segunda cidade do distrito, que beneficia, territorialmente falando, de uma das melhores localizações de todo o Alto Minho e de infraestruturas de acesso invejáveis, assistiu, nesta última década, à deslocalização de várias e importantes empresas do ramo industrial, um dos mais importantes do tecido empresarial Valenciano. Mas não só no âmbito empresarial Valença perdeu atratividade. Também para viver, o Concelho, se vem revelando cada vez menos atrativo. A ausência de uma verdadeira rede de transportes públicos; a falta de oferta de alojamento, aliada ao elevadíssimo valor de arrendamento; a escassez de oferta de emprego qualificada ou a ausência de espaços recreativos, desportivos e de lazer, são apenas alguns dos motivos pelos quais cada vez menos pessoas aqui se fixam e constituem família.
Além dos já pré-existentes problemas estruturais da própria cidade, a crise de saúde pública que se originou pela propagação do Vírus SARS-CoV-2, e que afeta o mundo inteiro, tem-se revelado devastadora para o comércio local, em particular para o setor da restauração, sem que nada seja feito para atenuar esses efeitos.
As Autárquicas de 2021 são uma oportunidade singular para pôr fim a esta estado “quase vegetativo”, mas não irreversível, em que Valença se encontra. Mas, tal só será possível se existir um candidato forte, credível e experiente, capaz de lutar pelos interesses de Valença e dos Valencianos, acima de tudo.
Existe apenas e só uma pessoa que reúna as características e condições necessárias para assumir essa responsabilidade: o Eng. José Manuel Carpinteira.
José Manuel Carpinteira é um político de enorme e inquestionável reputação, reconhecido a nível local, nacional e até internacional, pelo seu trabalho como deputado na Assembleia da República, como autarca nas quase três décadas em que liderou, brilhantemente, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e como fundador e impulsionador da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira.
A experiência, o respeito que granjeou e a qualidade que demonstrou no seu trabalho político, sobretudo na transformação e desenvolvimento do concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira, permanecem no nosso imaginário como um sonho para a nossa Valença, que nos faz acreditar que José Manuel Carpinteira é o homem certo, no lugar e momento certos, para fazer colocar VALENÇA no plano de destaque que merece na região Alto-Minhota, no país e além fronteiras.
Porque sabemos que muitos mais, por todo o Concelho, partilham desta mesma visão, lançamos, hoje, esta Petição Pública dirigida a todos e cada um dos VALENCIANOS, para que através de uma simples assinatura, cada um de vocês, VALENCIANOS, enderece o seu convite ao Eng. José Manuel Carpinteira e lhe manifeste apoio para uma candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Valença, nas eleições Autárquicas de 2021.

Esta petição foi criada em 19 dezembro 2020