Pelo Público no Desporto

Para: Desportistas e amantes do desporto

Todos os desportistas e amantes do desporto entendem a situação sensível porque passa o país neste momento, sabendo que todos os cuidados devem ser tidos em conta e que o distanciamento social é a maior arma que possuímos contra um rival que não nos é possível encarar.

Estas mesmas pessoas também entendem que a decisão de não haver público nos jogos, se tornou uma medida necessária para combater este rival, contudo, também temos a noção de que desporto sem público torna o mesmo muito mais pobre.

Esta mesma petição surge porque sabe-se que há vários espetáculos de outras artes que já possuem espectadores e não se consegue entender o porquê de no desporto, que também se carateriza como um espetáculo, não possa ter espectadores.

Muitos podem falar sobre que os adeptos possam não cumprir certas regras porque sabemos que no desporto existe um fervor que em outros espetáculos não existe, mas também se deve ter em conta que o desporto é uma vertente muito importante na vida das pessoas e, que tal como nos adaptamos a uma nova realidade de uso de máscara e de distanciamento social, também se pode adaptar o comportamento de um adepto durante um jogo.

A importância deste apoio para os atletas que fazem parte do espetáculo desportivo e desse mesmo apoio para o próprio adepto leva a que o desporto atinja o seu verdadeiro objetivo e o seu pico e, como tal, mostra-se uma necessidade no desporto.

Não pedimos estádios, nem pavilhões a abarrotar, apenas pedimos que se possa novamente voltar a sentir o carinho dos adeptos e que, esses mesmo adeptos, possam voltar a sentir toda a alegria que é poder seguir a sua equipa ao vivo e a cores.

Com restrições, com uso de máscara, com distanciamento social, com lotação limitada e muito bom-senso.
Pedimos para voltar a alegria dos adeptos, pedimos para voltar o entusiasmo dos atletas, pedimos para voltar o desporto tal e qual como sempre o conhecemos.

Esta petição foi criada em 18 dezembro 2020