Petição para a recolha sustentável de matilhas de cães no Concelho de Palmela

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Palmela ; Exmos. Vereadores; Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Palmela; Exmos. Deputados Municipais; Exma. Veterinária Municipal

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Palmela
Exmos. Vereadores
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Palmela
Exmos. Deputados Municipais
Exma. Veterinária Municipal

Como cidadãos conscientes de que a vida é um direito de todos e que a sociedade tem de cumprir as regras básicas para a convivência em comum, dirigimos esta petição ao poder autárquico do concelho de Palmela para que sejam tomadas medidas sobre a situação dos animais vítimas de falhas humanas.

Face a um aumento de casos de abandono, constatamos a falta de medidas da autarquia para lidar com os animais errantes do concelho de Palmela .

Os munícipes que ao longo do tempo têm prestado assistência às matilhas estão em rutura de meios físicos e humanos. O resgate das crias, ninhada após ninhada tem sido uma constante, ao ponto de já não haver condições de acolhimento e de adoções conscientes.

Há que tomar medidas concretas para acabar com este flagelo.

As condições de vida desses animais são cruéis, estão sempre expostos a situações de perseguições, atropelamentos, envenenamentos, frio, fome, brigas e outras situações inerentes ao abandono.
Sofrimentos físicos e psicológicos.

Contudo, verificamos uma inércia muito grande por parte da Câmara Municipal de Palmela que, posta ao corrente da situação relativa aos cães errantes da Quinta da Marquesa há mais de um ano, não tomou nenhuma decisão para melhorar a condição de vida desses animais, assim como as dos moradores do mesmo local.
Porque todos sofrem por motivos distintos, os cães que estão na rua e os moradores que vêem os cães padecer com tanto sofrimento.

Existem Câmaras Municipais que investiram em espaços físicos para realojar as matilhas. Esses projetos estão a ter sucesso uma vez que os animais não estão em jaulas, são livres e têm cuidados de saúde. Podem ser socializados, estão esterilizados e como estão num espaço físico fechado não constituem perigo para a população.

Dessa forma, como cidadãos cumpridores das regras sociais, vimos solicitar à Câmara Municipal de Palmela que sigam o exemplo dos municípios que criaram parques para o realojamento de matilhas de cães, garantindo assim o bem estar comum dos indivíduos e dos animais, mantendo o equilíbrio e o respeito pela Natureza.

Assim pede-se à Câmara de Palmela que:

- Dê meios ao CROA para que cumpra a sua missão, nomeadamente para lançar campanhas de esterilização de animais errantes

- Construa Parques de Realojamento de Matilhas de Cães

- Faça parcerias com os cuidadores das matilhas para que estes estejam presentes em todo o processo de captura e realojamento assim como nas tomadas de decisões inerentes às mesmas.

Esta petição foi criada em 12 dezembro 2020