QUEREMOS JOGOS DA LIGA EUROPA DE TODOS OS CLUBES PORTUGUESES EM CANAL ABERTO

Para: SIC - Sociedade Independente de Comunicação.

Uma das Tarefas fundamentais do Estado, conforme o consagrado no Artigo 9.º da Constituição da Républica Portuguesa é de: “d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efetivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;” ou seja, não podem existir portugueses de 1ª e de 2ª, quer seja por terem credos, sexo, partidos, clubes, ou seja o que for de diferente.

Podem até dizer que é excessivo falar na constituição para um assunto tão lúdico como o Futebol, mas eu como sócio do Sporting Clube de Braga (faço já esta declaração de interesses), mas mais ainda como adepto que gosta de futebol, sinto-me indignado de em ocasião alguma poder ver um jogo do meu clube em canal aberto, pois só o posso fazer se tiver meios para pagar a um canal pago de desporto.

Em especifico falo dos jogos da Liga Europa , onde por mérito próprio, e em beneficio do futebol português, vários clubes ao longo dos últimos anos representam Portugal, (o SC Braga, o Rio Ave, o Vitória S.C., o Marítimo, entre outros), mas que ano após ano só são transmitidos em canal aberto, os jogos dos ditos três grandes (discussão de grandeza na qual não vou entrar nesta petição), mas apesar da SIC ser um canal privado, e ter todo o direito de fazer a sua programação, não me parece normal que continuemos a propagar esta diferenciação entre adeptos de primeira e adeptos de segunda, e até portugueses de primeira e portugueses de segunda.

Segundo a última sondagem intercampus 1,5 % dos Portugueses são do Sporting Clube de Braga sendo o quarto clube a nível nacional, não terão estes 1,5% (ou os de outros clubes) direitos iguais aos dos outros 3 clubes que tem uma percentagem maior de adeptos?

Factualmente dos 5 jogos para a liga europa transmitidos pela SIC do Sport Lisboa e Benfica, três deles foram às 20.00 horas, ou seja, no horário nobre do canal, onde substituíram o seu programa mais visto “O Jornal da Noite”. Como noticiado em diversos meios de comunicação no dia 01-12-2020 “o informativo da SIC continua a arrasar nas audiências e a concorrência, conquistando nesta segunda-feira 12,7% de rating e 21,9% de share, chegando mesmo a bater nos 15,6% de rating e no seu minuto mais visto.” A pergunta então passa a ser: foi por causa de audiências que a SIC transmitiu os jogos do Benfica, sendo que em 3 ocasiões, foi substituindo o Jornal da Noite?

Se continuarmos a pensar em audiências, convêm referir que também foi noticiado que a SIC está a perder terreno no horário das 18.00 às 19.00 , e que das 19.00 até às 20.00 não é líder de audiências, assim, se a bandeira das audiências fosse acenada correctamente, não deveria por exemplo a SIC, no dia 03-12-2020 transmitir o jogo AEK de Atenas vs SC Braga das 17.55 até 20.00 e o Jornal da noite seguidamente. Assim pela lógica seriam líderes de audiência no Jornal da Noite (como sempre) e das 17.55 às 20.00 poderiam ter possivelmente um share maior rivalizando com o Big Brother e com o Preço Certo (este último líder neste horário).

Quem diz no dia 3-12-2020, diz nas 3 ocasiões em que o Sporting Clube de Braga jogou às 17.55, não seria o lógico? Transmitindo também o Benfica sempre que jogasse nesse horário das 17.55, pela mesma lógica (aliás como o irão fazer no dia 10-12-2020 ao transmitir o Standard Liège vs S.L. Benfica, o sexto jogo consecutivo que irão transmitir do Benfica na Liga Europa).

O objectivo desta petição é pedir à SIC que pelo menos não digam que é pelas audiências, mas que digam a verdade, querem passar o jogo do Benfica e não querem passar o jogo do Braga, essa é a realidade. Se forem verdade os dados da referida sondagem da intercampus e se o Benfica tem 46% de simpatizantes em Portugal, o FC Porto, com 24,7% do total e em terceiro o Sporting CP, com 23,8%, se todos estivessem na Liga Europa, só transmitiriam jogos do Benfica? Qual seria o critério nessa altura, audiências?

Sejam honestos e assumam, que é uma escolha Vossa e não é pelas audiências.

Não nos façam passar por pessoas incultas, porque como se prova nos estudos económicos, muita da nossa economia está alicerçada na zona norte que industrializa o pais… Não queremos divisões nacionais, nem de norte e de sul, queremos justiça e antes que digam que estamos com um discurso baseado em ódio Norte Sul, não o é nem tenciona ser, e se há alguém a potenciar o pensamento de Portugueses de primeira e segunda, são vocês. E transmitem isso a todo o Pais.

Perguntam porque é que o nosso futebol não é como o Inglês ou o Espanhol? A resposta é simples, porque cá só se olha para 3 clubes, os que normalmente internamente são mais favorecidos (penso que é unânime e dito pela maior parte de adeptos, até desses mesmos clubes). O SC Braga tem estado na última década constantemente no TOP 40 do ranking de clubes da UEFA, mas nem isso, nem a final europeia, nem as 2 presenças na liga dos campeões trouxe respeito, apenas veio confirmar o desrespeito total por aquilo que o SC Braga e outros clubes anda a contribuir nos últimos anos para a pontuação de Portugal, e para formação de jogadores, tendo no caso do SC Braga uma das melhores academias do Pais.
Temos agentes desportivos que pressionam as arbitragens todos os jogos, presidentes que não medem as suas palavras , sabendo muitas vezes da violência que as mesmas podem despoletar, e podia continuar a enumerar um conjunto vasto de outras situações.

Perguntam porque é que Portugal está sempre na cauda da Europa (enquanto Pais)? Porque anda a reboque de opiniões de meia dúzia de iluminados, em que a maioria se revê só por serem do mesmo clube, partido ou credo, e não pelas ideias transmitidas, não pelo certo ou pelo errado e assim vamos continuar, pois no fundo não pomos o dedo na ferida para não ferir susceptibilidades, para não chatear ninguém, etc…

Tenho o maior respeito pelo Daniel de Oliveira e o seu trajecto de vida, mas esperava mais da estação com ele ao leme, pois sabe que as coisas não se fazem facilmente, mas sim com muita luta.

Esta petição pública é sobre futebol? Sim é. Mas também sobre o estado da nossa sociedade e de como a encaramos e o que fazemos ou que devemos fazer para assim vivermos em um Pais melhor, em uma sociedade melhor.

Queremos jogos da Liga Europa de todos os clubes portugueses em canal aberto, ou então assumam que não querem transmitir outros clubes que não os ditos três “grandes”. Assumindo essa posição mantenham-na e caso aconteça por ventura, de por exemplo, o S.L. Benfica ser eliminado (o que ninguém deseja, pois seria mau para o Ranking português) e o SC Braga se mantenha na liga europa, mantenham o critério e não passem nenhum jogo do SC Braga em canal aberto, passem por exemplo o Manchester United, ou outro, pelo menos serão coerentes na V/ decisão.

Assinado por um adepto de futebol, mas mais que isso um cidadão português.

Ricardo Silva
Cidadão da República Portuguesa