Contra as turmas mistas (anos lectivos diferentes) no primeiro ciclo

Para: Assembleia da República, Presidente da Assembleia da República, Ministério da Educação, Primeiro-Ministro, Ministros e secretários de Estado

Venho por este meio alertar sobre uma situação grave que está a acontecer nas nossas escolas, e sobre a qual poderá ser um assunto do interesse geral.

Como é do conhecimento geral, vivemos uma situação grave e muito peculiar nesta altura de pandemia devido ao Covid-19. Neste contexto, e depois serem publicadas as listas das turmas continuam a existir turmas mistas no primeiro ciclo, com demadiadas crianças em sala, a rondar as 25 crianças

As necessidades de dois anos lectivos diferentes, em termos de curriculo, já demasiado extenso, aliado ao um desfasamento do desenvolvimento das crianças, e á inadequada preparação dos espaços, ou materiais que os professores dispõem, colocam em risco o sucesso da aprendizagem das crianças e o gosto pelo estudar, em anos que são fundamentais e a base da sua aprendizagem.

É urgente reduzir o número de alunos por sala, é urgente respeitar as fases de desenvolvimento das crianças, é urgente eles terem tempo de brincadeira e aprenderem a brincar e não sentados em sala, domados, sem sairem do lugar horas e horas a fio.

Em alturas em que as crianças estavam a ter aulas em casa, aprender a ler e a escrever com os pais que trabalhavam , com avós ou irmão e com acompanhamento à distância dos professores, que não conseguiram fazer o seu trabalho da mesma forma, estas crianças que agora estão a frequentar a escola estão "atrasadas" na aprendizagem e no conhecimento face aos curriculos extensamente exigentes.

Existem imensas escolas vazias, salas com condições para albergar mais turmas, imensos professores não colocados, apenas a fazer AEC's e deslocados do seu local de habitação frequente, desnecessáriamente.

Precisamos urgentemente de remodelar o sistema de ensino, com mais actividades, mais atenção e dedicação ao individual, mais leveza nos curriculos e menos alunos por turma, para benefício de todos, alunos, professores e familias.

Esta petição foi criada em 03 Dezembro 2020