Integração dos Educadores e Professores no grupo prioritário de vacinação Covid - 19

Para: Primeiro Ministro e Ministra da Saúde.

Considerando que diariamente os educadores e professores de todos os ciclos estão diariamente com centenas de alunos, os mesmos deveriam ser considerados como uma profissão de risco a ser integrada no primeiro grupo de vacinação na mesma perspectiva que inclui os funcionários dos lares de terceira idade, por exemplo. Os educadores e professores também tem famílias, os seus filhos e os seus pais.

Para além do factor de contacto com centenas de estudantes que são muitas vezes assintomáticos há ainda escolas a nível nacional que nem sempre conseguem manter as regras de higienização e distanciamento.
Há professores que são orientados/obrigados a lecionar mesmo depois de estarem em contacto com alunos diagnosticamos com Covid -19 e neste caso, o aluno vai para casa, mas o professor fica.
Há uma sensação de insegurança generalizada para além do risco que estes profissionais correm ao infetarem-se e colocarem em risco os seus familiares.

Esta petição foi criada em 29 novembro 2020