Nós estamos lá

Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República, Sr. Primeiro Ministro, Sra. Ministra da Saúde

NÓS TAMBÉM ESTAMOS LÁ!!

Engane-se quem acha que o SNS é só Médicos e Enfermeiros, porque existem outros tantos que fazem cada serviço ser o que é!

Nós Assistentes Operacionais também estamos lá em cada serviço e com as nossas responsabilidades, nós estamos lá para desinfectar as unidades dos Utentes e não mais importante que isso, para desinfectar os espaços e materiais, mas também estamos ao lado dos Utentes, dos Enfermeiros e dos Médicos, nos internamentos temos a cada turno Utentes atribuídos a cada um de nós, que ajudamos, seja nos banhos, com ou sem ajuda do enfermeiro, dependendo do quadro clínico, também estamos na distribuição refeições, também estamos ao posiciona-los depois de mudar a fralda, aqueles não conseguem comer pela sua mão, temos que ajudar a comer, temos de os levar e buscar à exames, levar e buscar ao bloco e para onde for preciso, temos de desinfectar as unidades quando vão embora e há dias que são imensas altas, temos de os ajudar a ir a casa de banho, atender lhes as campainhas a meio da noite, às vezes tocam para sentir companhia, enfim também estamos mesmo só quando querem saberem as horas e paramos algo que estamos a fazer e por vezes até importante!

Também fazemos turnos contínuos e noites e fins de semana férias, feriados, Natal, Páscoa, Ano Novo temos de deixar as nossas famílias os nossos filhos para cuidar dos outros, e tudo isto por um ORDENADO MÍNIMO!!! (645 euros)

Estamos em tempo de pandemia e vimos as nossas férias novamente suspensas, o serviço com cada vez menos pessoas no ativo, vem novas hoje e amanhã já não aparecem!! Pudera!! Por um ordenado mínimo ficam em casa recebem o mesmo ou mais!

Nós também estamos, também estamos mas parece que ninguém dá pela nossa presença, somente os Utentes...

Merecer uma Carreira diferenciada? Sim, merecemos ser Técnicos Auxiliares de Saúde, merecemos ser reconhecidos e merecemos que a sociedade saiba que o SNS também fazemos parte e não, não somos enfermeiros! Mas fazemos equipa que apoia o SNS e os Enfermeiros!!!
Cuidem-se porque já não há mãos a medir!
Muitos pouco têm a coragem de aceitar trabalhar num hospital como Assistentes Operacionais.

Esta petição foi criada em 19 novembro 2020