Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela criação da URGÊNCIA GERIÁTRICA e da REDE GERIÁTRICA - Vamos defender os nossos idosos!

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República / Exmos. Srs. Membros dos Grupos Parlamentares

Os mais recentes estudos apontam para que, daqui a 30 anos, Portugal seja o país mais envelhecido da Europa. Em três décadas cerca de metade da população portuguesa terá mais de 55 anos. Hoje em dia, passou a ser normal encontrarmos camas com idosos espalhadas pelos corredores das urgências hospitalares, esquecidos e sem qualquer dignidade. Se nada for feito, este cenário será muito pior daqui a 30 anos. Estamos a envelhecer enquanto país, mas estamos, sobretudo, a definhar enquanto sociedade, a abandonar o sentido da solidariedade, a deixar morrer princípios e valores e, o que é pior, a deixar morrer os nossos pais e os nossos avós!
Somos gente que não quer viver num país hipócrita e ingrato, que deixa os mais velhos para trás. Um país que não é capaz de proteger gerações que trabalharam, pagaram impostos, lutaram por Portugal e que, agora, na altura da vida em que mais precisam, são abandonados à sua sorte, tornando-se o elo mais fraco da cadeia social.

Exmos. Srs. Deputados,
Procurando mitigar a grande fragilidade física, social e emocional em que muitos dos nossos idosos vivem e com o objetivo de lhes garantir uma prestação de cuidados de saúde digna e eficiente, vimos solicitar a V. Exas. que considerem a hipótese de serem criadas as condições para que a oferta de serviços dos nossos hospitais passe a contemplar a figura da URGÊNCIA GERIÁTRICA.
Esta inovação permitirá que, à semelhança dos mais novos, também as gerações mais velhas possam beneficiar de um espaço dedicado ao qual possam recorrer sempre que o seu estado de saúde o exija e no qual encontrem profissionais especializados que consigam dar uma verdadeira resposta aos problemas associados ao envelhecimento.
Defendemos igualmente que, a ser pensado, planificado e, posteriormente, implementado, este Serviço de Urgência Geriátrica só fará sentido e só trará reais benefícios ao SNS, às famílias, às populações e, sobretudo, aos nossos idosos se funcionar de forma articulada. Assim, e para que seja efetivamente competente, este serviço de urgência deve ser complementado com serviços e equipas de Cuidados Continuados, Cuidados Paliativos e uma verdadeira Rede de Cuidados Domiciliários, que garanta ao utente a continuidade dos tratamentos e das recomendações hospitalares.
Assim, apelando aos princípios constitucionais da dignidade da vida humana e do direito à Saúde, e reforçando que a luta por este desígnio é hoje um imperativo nacional, solicitamos a V. Exas. que, com caráter de urgência, levem à discussão do Plenário um amplo e aprofundado debate que equacione a criação de uma Rede Geriátrica Nacional, com particular ênfase para a criação da URGÊNCIA GERIÁTRICA.





Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
253 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.