Sugestão Parque/Estação Street Work Out no Bombarral

Para: A todos os Munícipes do Bombarral

A prática desportiva, numa sociedade com cada vez mais problemas associados ao sedentarismo, surge como um aspecto importante a ser promovido, não só pelos ganhos em saúde, mas sim também por aspectos associados ao lazer, bem estar e qualidade de vida.

A actividade física como forma de recreação deve ser encarado como uma necessidade para todo o tipo de pessoas, essencial para a manutenção da saúde física, psíquica e social, não devendo ser um privilégio para alguns, mas sim um direito básico para todos os cidadãos.

Sendo o lazer e prática desportiva aspectos subjectivos ao modo de vida de cada um, deve também a oferta de condições para a prática de exercício físico ser igualmente heterógenea.

Também na Carta Europeia do Desporto para Todos, destaco as seguintes alíneas:
-Todo individuo deve ter o direito a praticar desporto.
- A prática do desporto deverá ser encorajada como um factor importante do desenvolvimento humano, um apoio adequado deverá ser disponibilizado a partir de fundos públicos.
- O desporto, sendo um aspecto do desenvolvimento sociocultural, deverá ser ligado a nível local, regional e nacional, a outras áreas da politica e planeamento, como por exemplo, a educação, a saúde, o serviço social, o planeamento urbano, a conservação, as artes e as actividades de tempos livres.

A prática de actividade física, assume-se também como um indicador de qualidade de vida de uma população, pelo que mais uma vez, afirma-se que a oferta de condições e estruturas disponibilizadas devem ser diversificadas. Também os espaços para a prática desportiva devem ser democratizados, de forma a que as autarquias ofereçam aos seus munícipes alternativas à oferta privada de forna a oferecer oportunidades desportivas a todos os extratos sociais. Desta forma, é de louvar a criação e manutenção de espaços para a pratica desportiva, seja na manutenção do “campo de ténis” e mini campo de futebol (nos arredores do pavilhão), na pratica de desportos colectivos, e nos vários dispositivos espalhados no antigo “largo da feira” e arredores do pavilhão, também com o skate park, na pratica de desportos individuais.

Consideramos, no entanto, que a oferta poderia ir mais além. Os vários dispositivos espalhados (bicicletas, elípticas) são dispositivos utilizados mais na pratica desportiva de manutenção, havendo ausência de equipamentos para a prática de exercício físico mais intensa, mais concretamente, na possibilidade de uma maior variabilidade de exercícios calisténicos. Após esta contextualização, serve esta petição para propor a criação de um Parque/estação de “street workout”.

Pensamos que a criação deste parque permitiria a diversificação da prática desportiva no município, reabilitando ou aproveitando algum espaço que esteja disponível para a implementação deste parque. Esta tipologia de parque está cada vez mais disseminada pelo mundo, dada a sua oferta enorme de variedade de exercícios, possibilitando o treino de todos grupos musculares. Esta tipologia de parques serviu também como inspiração a um programa mundialmente conhecido, como o America Ninja Warrior, cujo franchise já se espalhou por vários países na europa, ásia, américa do norte e austrália, estando o formato do programa adaptado em vários países, sendo possível comprovar a utilização deste tipo de parques como forma de treino de muitos destes atletas desta “competição”

Também já diversos municípios já começaram a investir neste tipo de estruturas. Para não falar de Lisboa, vejamos o exemplo das "Power Station" distribuídas por toda a Figueira da Foz.

A sua criação, contudo, deve ser criada cumprindo algumas premissas, tais como:
-Materiais a utilizar: Não basta a criação das estruturassem os materiais serem devidamente pensados, levando muitas vezes a manutenções desnecessárias e a durabilidades reduzidas.
-Planeamento/projeção: existe já vários profissionais no desporto com formação/contacto com este tipo de parques. Desta forma penso que não bastaria contactar uma empresa, alinhar orçamentos e a empresa monta o parque. Penso que seria importante a projeção e organização deste eventual estação seja devidamente pensada e planeada por alguém entendedor, de forma a estar devidamente organizado, com as estruturas adequadas de forma a potencializar a maior variabilidade de exercícios. Para isso, é também sugerido que a projeção/arquitetura da estação de workout possa ser aconselhada junto de alguns atletas do ramo, que possam dar sugestões.

Em tom de resumo, penso que um parque de “street workout” iria enriquecer o município quanto a áreas para a pratica de exercício físico, podendo este tipo de parque ser adaptado a qualquer tipo de localização, seja para enriquecer os arredores do pavilhão, seja para trazer nova vida ao antigo largo da feira, ou mesmo nos arredores do anfiteatro, fornecendo o município deu ma maior diversificação de equipamentos para a prática de exercício físico, por um valor que deduzimos ser reduzido. Estaremos disponíveis para qualquer discussão e apresentação de sugestões na construção deste eventual projecto.

Melhores Cumprimentos

Esta petição foi criada em 12 novembro 2020