Salvar a ZER - Zona de Emissões Reduzidas, em Lisboa

Para:  Câmara Municipal de Lisboa

Exmo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina,
Exmo Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar,

Esta petição tem como objetivo a concretização da Zona de Emissões Reduzidas para a cidade de Lisboa, proposta pelo Sr. Presidente, ainda neste mandato. Esta medida, que torna a baixa lisboeta num sítio mais amigo dos munícipes e permite reduzir 60 000 toneladas de CO2, é essencial para nos podermos afirmar verdadeiramente como uma cidade verde europeia. Não pode ser adiada.

Em Portugal morrem todos os anos 6.000 pessoas devido à poluição. São cerca de 60.000 a cada 10 anos. Ficam de fora todas as vítimas de doenças causadas pelos poluentes. Ainda assim, todos os dias entram 370.000 carros em Lisboa e circulam, no total, cerca de 500.000 - quase o número de habitantes da cidade.

A poluição custa dinheiro. Para a cidade de Lisboa o custo é de 635 Milhões de Euros, 1159 € por habitante. Este valor foi determinado pela Aliança de Saúde Pública. O estudo tem em conta as mortes prematuras, tratamentos médicos, dias de trabalho perdidos e custos de saúde causados pelos três principais poluentes atmosféricos: partículas em suspensão, ozono e dióxido de azoto.

O comércio não morrerá. Está provado que, em todas as zonas restritas ao trânsito, o comércio floresce. Não temos de falar de Nova Iorque, norte da Europa ou dos nossos vizinhos espanhóis. Olhemos para o comércio na Rua Augusta ou para a zona do Chiado. Menos carros é sinónimo de mais pessoas. São as pessoas que fazem compras, não os carros.

As árvores são a nossa tecnologia de ponta para arrefecer e melhorar a qualidade do ar na cidade, e ajudar-nos a combater as alterações climáticas. As zonas com mais árvores em Lisboa, além de registarem as temperaturas mais baixas, ajudam a arrefecer as imediações.

Mitos sobre a ZER desmistificados:
- 70% de todas as pessoas que chegam à baixa não levam carro próprio.
- A mesma não restringe veículos de emergência, até facilita a sua circulação;
- Os portadores de deficiência podem continuar a usar carro;
- Cargas e descargas não são afetadas;
- É mais amiga de quem usa cadeiras de rodas;
- Embora seja a zona com melhores transportes da cidade, os mesmos serão reforçados;
- Os residentes podem circular livremente;
- As famílias com alunos menores que estudem nas imediações não são afetadas;

Benefícios da ZER:
- Revitalização do comércio - são as pessoas que fazem compras, não os carros;
- Prevenção de doenças e 6.000 mortes por ano;
- Poupança de 635 milhões€ em custos causados pela poluição;
- Diminuição da temperatura na cidade e melhorar o ar com a plantação de árvores;
- Diminuição do CO2 atmosférico em 60.000 toneladas;
- Devolução de 4,5ha de espaço público às pessoas;
- Mais e melhor transporte público;
- Mais 4,7km de ciclovia;
- Redução do ruído.

Vemos muitas medidas serem adiadas, canceladas e esquecidas por diversos motivos. Mas podemos deixar que uma medida que promove uma mudança tão estrutural para Lisboa seja adiada, nesta fase? Se não agirmos agora, iremos agir quando?

Dirigimo-nos, assim, ao executivo da Câmara Municipal de Lisboa para que seja definido um novo calendário para a ZER no decorrer deste mandato.

Assinem e partilhem!

Alguns recursos:

Salvar a ZER - Zona de Emissões Reduzidas, em Lisboa, para Câmara Municipal de Lisboa foi criada por: Lisboa (quase) Verde.
Esta petição foi criada em 26 Outubro 2020