Isenção de pagamento das quotas da Ordem dos Farmacêuticos referentes a 2020

Para: Farmacêuticos

2020 foi um ano complicado para todos os cidadãos devido à pandemia do coronavírus, que continuamos a enfrentar.

Os farmacêuticos estiveram sempre na linha da frente e as farmácias NUNCA apagaram a sua luz e NUNCA deixaram de servir a população em prol da sua saúde.
Foi um período desafiante em que não tínhamos medidas de proteção nem meios para responder às necessidades dos utentes. A nossa segurança foi muitas vezes posta em causa e também a saúde mental.
E exercer esta profissão nos dias de hoje continua a ser desafiante, numa altura em que o governo e os centros de saúde alocaram os utentes a tomar a vacina da gripe nas farmácias. Mais uma vez, os farmacêuticos chegam-se à frente e têm listas e listas de espera da vacina, todos os dias a crescer e todos os dias a ouvir a mesma pergunta que passou de "Têm álcool?" para "Têm a vacina da gripe?".

Sentimos um orgulho enorme por ser o primeiro ponto de contacto da população e saber que estamos a dar o nosso melhor para garantir o bem-estar da população. Ao mesmo tempo, levar com toda esta carga e ouvir as queixas diárias dos utentes de insatisfação com o restante SNS é desgastante.
Não desfazendo todo o trabalho dos restantes profissionais de saúde. Estamos todos juntos nesta luta!

Posto isto, os farmacêuticos ainda têm que pagar as quotas da Ordem para poder exercer a profissão, que se revelou fundamental nesta pandemia. Pagar as quotas a uma entidade que não ajudou os farmacêuticos nesta altura. Pagar as quotas para estar a lutar todos os dias contra a exaustão física e mental.

Por isso, apenas vimos com esta petição pedir a isenção do pagamento das quotas. Como forma de agradecimento e valorização de todo o trabalho que fizemos pela população neste ano.

Esta petição foi criada em 22 outubro 2020