Pressiona António Costa a aprovar a redução GEEs de 60% em 2030 no Conselho Europeu!

Para: Exmo. Sr. Primeiro-Ministro António Costa, Exmo. Sr. João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Transição Energética

No dia 7 de Outubro, o Parlamento Europeu (PE) aprovou um novo corte de 60% nas emissões de gases com efeito estufa (GEE) da União Europeia (UE) até 2030, apresentando assim uma redução mais ambiciosa do que a proposta da Comissão Europeia (CE). Esta proposta da CE apenas previa reduzir as emissões em 55% relativamente aos níveis de 1990.

O Volt Portugal vem assim lançar a seguinte petição a desafiar o Primeiro-Ministro que não só vote favoravelmente esta proposta de redução de 60% no Conselho Europeu dos dias 15-16 Outubro, como a defenda arduamente junto dos seus colegas do Conselho (outros chefes de governos nacionais) a aprovarem esta meta necessária.

Precisamos de exercer pressão sobre o Conselho Europeu, para que se aprove esta meta de redução de 60% até 2030!

Consideramos que não é ainda a meta ideal para que seja compatível com mais recente evidência científica e consenso científico sobre a ação necessária para limitar o aquecimento global aos 1,5º C, como consta no Acordo de Paris. No entanto, trata-se de uma meta mais ambiciosa, que inclui aspetos importante como para além de requerer esta meta a nível da UE, requer que esta redução de 60% de GEEs até 2030, baseado nos níveis de 1990 aconteça também a nível individiual, em cada Estado-membro. Por outro lado, a proposta indica que depois da UE atingir a Neutralidade Carbónica em 2050, a União tem a obrigação de apresentar emissões negativas.

Para a proposta do Parlamento Europeu ser aprovada, esta precisa de uma maioria qualificada e existem Estados-membros, como a Polónia, que estão a exercer muita pressão contra metas climáticas mais ambiciosas. Nesse sentido, queremos exigir a António Costa que exerça pressão no Conselho Europeu para que os seus homólogos aprovem também esta meta fundamental.

Uma maioria qualificada no Conselho Europeu envolve a aprovação por 55% dos Estados-membros, o que na prática significa haver 15 países a votar favoravelmente a proposta, como também a aprovação ser feita por países que representem no seu conjunto pelo menos 65% de toda a população da UE.

Assina a petição para pressionar António Costa a aprovar a meta de 60% em 2030 no Conselho Europeu!

Precisamos de toda a gente para pressionar o executivo português, para que tenhamos uma oportunidade de lutar pelo nosso futuro num planeta saudável. Vivermos em sociedades ecologicamente sustentáveis, neutras em carbono e com uma economia circular é possível - se lutarmos por tal!

Assina esta petição! #SaveTheClimate

Links: