Salvem as amoreiras do Largo da Escola

Para: Câmara Municipal de Sousel

Exm.º Sr. Presidente,
Somos albidomenses e vimos pedir que o arranjo do Largo Dr. Mancio Canelas poupe as velhas Amoreiras que há muitas décadas embelezam e beneficiam o referido largo frente às Escolas Primárias.
As Amoreiras do largo da escola terão perto de 70 anos, como o afirmou, com tristeza um albidomense que carregou muitos baldes de água para as regar quando ainda eram jovens árvores.
O abate sistemático de árvores, pelas razões mais variadas e não raras vezes contornáveis e a respetiva substituição por outras, exóticas e mal aclimatadas à região, faz com que os nossos jardins e espaços públicos pareçam exactamente aquilo que são: autênticos monumentos erigidos ao pesadelo e à depressão. Veja-se o exemplo do Parque Infantil ou do Largo da Igreja em Casa Branca.
É certo que a estética é e será sempre discutível, mas recordando os nossos tórridos, cada vez mais tórridos, verões, imaginemos o Largo Dr. Mâncio Canelas com as adultas Amoreiras substituídas pela sombra das raquíticas e enfezadas varas com um penacho verde na extremidade.
Se estas varas tiverem a ousadia, apesar da sede que é usual passarem nos verões, hão-de ser sujeitas às mais cruéis e irracionais podas com o intuito de lhes contrariar a natureza diminuindo as folhas que “sujam” o chão e têm que ser varridas.
Quem é o albidomense que nunca colheu, nestas árvores, as folhas para os bichos-da-seda? Quem não fez pequenas covas na terra batida à sombra destas árvores para jogar ao berlinde ou ao pião?
Sr. Presidente da Câmara louvamos a intenção de melhor este espaço da nossa terra, mas poupe-nos as velhas Amoreiras. Fazem parte das nossas memórias coletivas e se as deixarmos viver poderão dar ainda sombra a muitas crianças que, quiçá, voltem a jogar ao pião e ao berlinde e perpetuem a vida comunitária da nossa terra.
A solução para a Covid – 19, reside numa vacina que estará disponível em poucos meses, mas para as alterações climáticas e para o aquecimento global não haverá vacina que nos salve!
Assim, mais uma vez:
1 – Solicitamos conhecer em pormenor e poder discutir o projeto do Largo Mancio Canelas;
2 – Apelamos à reformulação do mesmo para garantir a manutenção das amoreiras.

Esta petição foi criada em 20 setembro 2020