Proibição de Injecção de Capital Público na Banca Privada

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Ministro das Finanças Públicas

Pretende-se com esta petição acabar com o absurdo a quem temos vindo a assistir nos últimos anos em que o Estado injecta constante e sucessivamente capital na Banca Privada nas mais diversas formas e modalidades.
A razão para este pedido prende-se com um princípio muito simples, o do retorno. A Banca não partilha os lucros com o Estado, sendo estes distribuídos por accionistas e como tal, o Estado também não tem obrigação de intervir quando há prejuízo, utilizando para tal fundos e dinheiros que podiam e deviam ser investidos no bem estar da população e no adequado funcionamento das instituições públicas e não para perpetuar a má gestão de uma actividade económica até agora constantemente privilegiada.
Não confundir lucros, com impostos, porque estes são pagos por todas as empresas e grupos económicos.
Temos que acabar com a protecção à Banca e a inconsequente má gestão para quem a exerce, que tem levado à necessidade sucessiva de intervenção por parte do Estado.
Sendo um sector privado deverá exercer a sua actividade de acordo com as regras do mercado livre e da livre iniciativa. Quando um negócio não funciona e apresenta constantemente prejuízo, fecha. Simples.
Por estas razões pede-se que, caso concordem com o conteúdo, assinem esta petição para a podermos fazer chegar à Assembleia da República. Transmitiremos assim a vontade da população que, embora muitas vezes, quem lá exerce funções diariamente aparente esquecer, é quem servem.

Esta petição foi criada em 12 setembro 2020