Licença de maternidade até 1 ano
Para: Departamento do trabalho, solidariedade e segurança social
Durante o primeiro ano de vida do bebé a principal fonte de alimentação é o leite materno e o seu vínculo emocional com a mãe é muito forte. Quando reduzido prematuramente pode trazer trastornos para a mãe mas principalmente para o bebé.
A saúde física mas principalmente psicológica da mãe é a base para um ambiente de cuidado saudável do bebé.
O regresso precoce da mãe às funções acumulado com todos os cuidados especiais que um bebé com idade inferior a um ano requer (por exemplo, levante durante a noite levando a privação de sono) leva muitas vezes a níveis de stress, ansiedade, irritabilidade que vem depois refletir-se não só na qualidade do desempenho das suas funções mas também no cuidado ao filho e na qualidade de vida de ambos.
Nesta petição é requerido o alargamento da opção do período de licença de maternidade para doze meses. Com garantia de pagamento do subsídio sob uma percentagem superior a quarenta por cento do rendimento mensal a partir do quinto mês e opção de trabalhar meio período, sendo vinte horas semanais distribuídas pelos dias da semana como habitual não podendo ultrapassar as quatro horas diárias.
|
Assinaram a petição
69
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|