Melhorias no Baleal Sol Village I e áreas adjacentes - Praia do Baleal

Para: Exmos. Sr. Presidente do Município de Peniche e Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Ferrel

Melhorias no Baleal Sol Village I e áreas adjacentes - Praia do Baleal

Nós, abaixo-assinados, moradores, peões e motoristas que transitam nas ruas do empreendimento Baleal Sol Village I e acessos, vimos por esta forma expor o seguinte:

1 - As ruas do empreendimento Baleal Sol Village I são espaços geralmente tranquilos, onde é habitual a passagem de peões (moradores e outros transeuntes que aqui estacionam as suas viaturas), e onde se encontram muitas vezes crianças a andar de bicicleta, skate ou trotinete. Esta situação não acontece apenas no Verão, porque o Baleal Sol Village I tem vários moradores permanentes e outros que regressam aos fins-de-semana. Infelizmente acontece frequentemente surgirem viaturas em velocidade excessiva.

A falta de ordenamento do trânsito causa grandes transtornos aos moradores, que se vêem privados de estacionamento, sobretudo durante a época estival, confrontando-se com diversas situações de estacionamento abusivo, desde viaturas estacionadas em cima dos passeios e que os ocupam totalmente, obrigando os peões, carrinhos de bebé e pessoas de mobilidade reduzida a circular na estrada, até à existência de estacionamento e pernoita de autocaravanas.

2 - A Avenida do Mar, no troço de estrada entre a rotunda da ilha do Baleal, passando pelo BalealCoop e até ao empreendimento Baleal Sol Village I, serve de via de aceleração para muitos veículos motorizados, que aproveitam esta recta para se lançarem em alta velocidade. Esta situação, além da iminência de um desastre de viação que pode ter graves consequências, é uma fonte de ruído para os moradores.

3 – Ainda na Avenida do Mar, frequentada por muitos peões para acesso à praia, aos cafés, às suas habitações, as passadeiras são escassas, e não existe passeio, havendo a frequente necessidade de atravessamento da estrada a partir do calçadão.

4 – Os trabalhos de asfaltagem das ruas do empreendimento Baleal Village I não foram terminados. Assim, temos ruas asfaltadas e outras por acabar, além da existência de vários buracos e de pedras soltas.

5 – No Baleal Sol Village I, os contentores de resíduos urbanos e ecopontos não estão fisicamente delimitados e, nos dias mais ventosos, tombam amiúde e os resíduos acabam espalhados na rua. Também a limpeza em redor destes equipamentos não é efectuada regularmente e acaba por haver resíduos espalhados no chão, incluindo vidros.

6 – Nós, moradores, estamos sujeitos a fontes de incomodidade acústica devido a estabelecimentos que promovem festas com música, que é ampla e sonoramente difundida por todo o empreendimento Baleal Sol Village I, desde o final da tarde e que se prolonga durante a noite.

São vários os temas que nos preocupam, todos eles muito importantes, mas interessa destacar a segurança, já que será seguramente trágico que algum acidente grave possa acontecer nestas condições, sabendo que algumas medidas podem ser tomadas antes do acidente, e não depois…
Solicitamos assim, urgentemente, a implementação das seguintes medidas:

- Lombas limitadoras de velocidade na Avenida do Mar e nas ruas do empreendimento Baleal Sol Village I;
- Pinos nos passeios de forma a permitir a utilização dos mesmos por peões, inclusive cadeiras de rodas e carrinhos de bebé, e também o ordenamento do estacionamento com instalação de sinalética vertical e horizontal, prevendo e salvaguardando os residentes da falta de espaço causada pelo afluxo sazonal.
- Construção de passeio ao longo de toda a extensão da Avenida do Mar ladeada por habitação e estabelecimentos comerciais.
- Terminar a asfaltagem das ruas do empreendimento Baleal Sol Village I.
- Colocar resguardos nos locais dos contentores e ecopontos.
- Informar sobre o ruído nocivo e incomodativo sentido pelos moradores e não facilitar o licenciamento ao funcionamento de estabelecimentos susceptíveis de constituírem fonte de ruído ou desenvolverem actividades ruidosas temporárias ou permanentes.

Certos que seremos merecedores de atenção, agradecemos desde já o tempo e recursos dispensados a estas situações.

Com os melhores cumprimentos,

Esta petição foi criada em 03 setembro 2020