Retoma desportiva imediata nos escalões de formação das modalidades de Alto e Médio Risco de Contágio por Covid-19

Para: Pessoas

No passado dia 25 de Agosto de 2020 a Direção Geral de Saúde (DGS) emitiu orientações para a retoma do desporto e das competições desportivas.

As modalidades foram estratificadas de acordo com o risco de contágio por SARS-CoV-2 em:
a. Modalidades de alto risco (ver lista das notas);
b. Modalidades de médio risco (ver lista nas notas);
c. Modalidades de baixo risco.

De acordo com as orientações da DGS apenas se encontra permitida a retoma desportiva dos escalões seniores para as modalidades de alto e médio risco, e para todos os escalões nas modalidades de baixo risco.

Com esta medida coloca-se em causa o princípio constitucional da igualdade, sofrendo os jovens atletas de discriminação etária. Para além de estar em causa um princípio constitucional, está também em causa a sustentabilidade de muitos clubes, das próprias federações e do desporto de uma maneira geral. O desporto nos escalões de formação é a base de qualquer modalidade, e a DGS que tem a responsabilidade de promover hábitos de vida saudáveis, deve obrigatoriamente substituir a proibição da prática desportiva pela consciencialização dos clubes e dos jovens atletas às medidas sanitárias.

NOTAS:
Nas modalidades de Alto Risco enquadram-se:
Aikido, Wushu, Kung Fu, Taijiquan, Qigong, Sanda, Judo, Ju-jitsu e disciplinas associadas, Karaté, Lohan Tao Kempo, Kickboxing e Muaytahi, Lutas Amadoras, Rugby, Standard & Latino-Americanas e Grupos da Dança Desportiva, Patinagem artística de pares, Ginástica Acrobática, Polo aquático

Nas modalidades de Médio Risco enquadram-se:
Andebol, Andebol de praia, Andebol em cadeira de rodas, Basquetebol, Corfebol, Futebol, Futsal, Futebol de praia, Hóquei, Voleibol, Aquatlon, Hóquei subaquático, Hóquei em patins e Hóquei em linha

Esta petição foi criada em 01 Setembro 2020